Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DO PIS 2012/2013

CAIXA INICIA PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DO PIS A MAIS DE 40 MILHÕES DE TRABALHADORES

Brasilia, 16 de Julho de 2012

Beneficiários correntistas da CAIXA receberão o crédito na conta a partir de 24 de julho
A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima terça-feira (24), o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. São 17,9 milhões de trabalhadores com direito ao abono salarial, e mais de 27 milhões poderão sacar os rendimentos do PIS. Beneficiários que possuam conta no banco terão o valor creditado automaticamente, a partir de 24 de julho, em sua conta corrente ou poupança CAIXA, desde que a conta tenha o trabalhador como único titular.
As empresas conveniadas com o banco creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto de seus empregados. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques.
Trabalhadores que não possuem conta na CAIXA e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui ou Agências da CAIXA. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador:
NASCIDOS EM:
RECEBEM A PARTIR DE:
JULHO
15/08/2012
AGOSTO
22/08/2012
SETEMBRO
29/08/2012
OUTUBRO
12/09/2012
NOVEMBRO
19/09/2012
DEZEMBRO
26/09/2012
JANEIRO
09/10/2012
FEVEREIRO
17/10/2012
MARÇO
24/10/2012
ABRIL
13/11/2012
MAIO
21/11/2012
JUNHO
28/11/2012
 
Quem tem direito:
Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2007 (cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011.
Aos Rendimentos - Tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.
Ao Saldo da conta PIS - Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.
Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.
Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

721 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 600 de 721   Recentes›   Mais recentes»
rose disse...

oi tenho uma duvida trabalhei em 2012 24 dias de carteira fichada nao completou 30 sera que tenho direito com esses 24 dias ou nao

Anônimo disse...

Olá, preciso muito de uma ajuda quanto a uma dúvida...fiz minha carteira de trabalho em 2005 onde ja constava o numero do meu pis nela. Só que o meu primeiro emprego com carteira assinada foi ano passado (2012). Minha dúvida é: o cadastro de cinco anos para o recebimento do abono conta a partir do ano que eu fiz a carteira de trabalho (no caso 2005 ) ou conta-se a partir do primeiro registro em carteira (independente de já ter o numero)? Muito Obrigada

Cecilio Gomes disse...

Para Rose,

Tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano e a empresa ter informado na RAIS.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

A regra é:

Tem direito ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP antes de 2008 (cinco anos de cadatramento no minimo), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá Cecilio! Este ano, não conseguir receber o PIS, em contato com a Caixa, fui informado de que a empresa em que trabalhei não enviou a RAIS. Em contato com a empresa, fui informado de que a RAIS foi enviada. E agora, o que eu faço? Perdi meu beneficio? Obrigado.

Cecilio Gomes disse...

Para Átila Barbalho,

Bem, é necessário esclarecer:

1 - A empresa enviou a RAIS? Quando? ela deveria ter enviado até março/2013, caso tenha enviado só depois foi com atraso.
2 - Peça para a empresa informar quando foi enviada a RAIS e se o seu nome constava nela.
3 - Se enviou com atraso, até o ano passado demorava em torno de 120 dias para liberar o pagto para quem tinha direito, este ano ainda não estou sabendo qto tempo irá demorar.
4 - Se ela tinha enviado no prazo certo e não tinha PIS liberado para você então tem algum problema, peça então uma cópia da RAIS para ir esclarecer na CAIXA.
Boa Sorte.

Unknown disse...

Olá Cecílio meu nome é Luana,e gostaria de obter uma informação, no ano passado tive meu filho em Março, e tirei a licença e férias junto então pedi que me mandassem embora, fui demitida em julho. Trabalhei la 2 anos e recebia menos de 2 salários,e este ano não esta aparecendo que terei o PIS. Pode ser que tenha acontecido conforme comentários anteriores, porém como proceder quando a empresa faliu ?? Por favor me ajude

Cecilio Gomes disse...

Para LUANA,

Se a empresa faliu possívelmente ela não tenha enviado a RAIS com o nomes dos funcionários.

Então o Ministério do Trabalho e a Caixa não tem como liberar PIS para você

Neste caso você só pode tentar algo contra a empresa judicialmente.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio fui despedido e a empresa nao depositou meu pis ficou so na promessa o que devo fazer??obrigado

MÁQUINA DE ALGODÃO DOCE BELINHA disse...

Olá boa noite Cecilio Gomes,meu nome é Fabio sempre recibi meu pis em dia ano passado a empresa que eu trabalhei 6 anos faliu e não declarou a RAIS como faço para receber o meu pis.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa não foi correta com o PIS/RAIS, não dever ter sido correta em outros ítens.

Caso ela não tenha enviado a RAIS com o seu nome peça para enviar, se mesmo assim ela não regularizar, denuncie no Ministério do Trabalho.
Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Máquina de Algodão Doce Belinha,

Se a empresa faliu não deve ter enviado a RAIS de 2012, que deveria ter sido enviada em Março/2013.

No seu caso acredito que somente acionando a empresa e os sócios judicialmente.

Em todo caso consulte uma delegacia do Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Bem-estar, Saúde e Harmonia disse...

Olá...trabalhei com carteira assinada inicialmente em 2008 até 2011(em 2013 pelo certo tenho direito ao abono). Em 2012/2013 trabalhei por contrato para uma empresa publica, e no contrato falava que eu teria direito ao pis/pasep. Entrei no site da caixa e lá falava pra ver em uma agência no Banco do Brasil. Entrei no site do BB e lá fala que quem tem conta corrente no BB (eu tenho) seria depositado na conta em agosto a 10 de setembro, mas até agora nada. O que pode ter acontecido???

Cecilio Gomes disse...

Para Leila Ferreira,

Certamente uma ou as duas empresas que você trablahou não deve ter informado seus dados na RAIS em um dos anos e principalmente a de 2012 que deveria ter sido informado até março/2013.

Verifique primeiro nesta empresa pública que você trabalha para ver se ele enviaram a RAIS corretamente, se sim peça uma cópia para reclamar.
Caso não tenha informado seus dados corretamente peça para corrigirem e enviarem uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Unknown disse...


Me tire duas dúvidas por favor,

1. A empresa entregou o Rais ref. a 2012 com atraso, quanto tempo para constar no sistema da caixa?
2. Comecei a trabalhar de carteira assinada dia 01/02/2011 demissão 31/01/2012, tenho direito ao Pis?

Agradeço

Anônimo disse...

o que fazer no caso da pessoa ja ter um numero de pis (inclusive nos anos anteriores ja ter sacado o abono) e a empresa cria um novo numero de pis , ou seja tenho 2 num de pis e eles informaram na rais o pis mais novo que foi criado em 2011 , quando fui na caixa nao consegui receber o abono
como devo proceder

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de uma informação..quando fiz minha carteira de trabalho a 8 anos atras, já sai com o número do pis nela...ano passado trabalhei por 7 meses em uma empresa. Consegui receber fgts, seguro-desemprego através desse mesmo número do pis e na rescisão do contrato também consta o mesmo número. Mas o pis não estou conseguindo receber...e me enquadro nos criterios...é possivel que a empresa não tenha me declarado na RAIS? Essa declaração é um direito meu? Obrigada

Helton disse...

Boa noite Cecilio, a empresa em que trabalhei ano passado n enviou a RAIS e fiquei sem receber o PIS agora em Agosto, pedi que eles enviassem. Eles me passaram o comprovante e pude ver que estava certo onde tem o numero CREA e tirei a copia do comprovante. O que devo fazer agora?
Agradeço desde já a ajuda.

Helton Melo

Cecilio Gomes disse...

Para Deise Ramos,

Até o ano passado quando a RAIS era en tregtue com atraso a liberação do pagamento para quem tinha direito demorava em torno de 120 dias após a entrega da RAIS.

Para saber se vc tem direito veja neste blog a postagem: PIS - QUEM TEM DIREITO.

Segue um resumo, veja se vc se enquadra em todos os ítens:

Quem tem direito:

Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2008 (cinco anos de cadatramento no minimo), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012, isto deveria ocorrer até Março/2013.



Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.



Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa cadastrou você novamente no PIS e enviou seus dados na RAIS com um número novo você deve:

1 - Pegar cópia da RAIS na empresa.
2 - Levar juntamente com seus documentos numa agencia da CAIXA para que eles verifiquem e façam a unificação dos dois números.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Realmente é possível que a empresa não tenha informado seus dados na RAIS.

Contate-a e peça uma cópia da RAIS, se o seu nome não estiver peaç para eles enviarem uma RAIS retificadora incluindo seu nome.

Se o seu nome estiver vá a uma agencia da CAIXA para que eles analisem do porque vc não estar recebendo.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Helton,

Veja quando a empresa enviou a RAIS, até o ano passado depois de entregue demorava em torno de 120 dias para liberarem o pagamento.

Boa Sorte

Bruna Angela disse...

consultei o abono e la aparece o valor de 678 e situação a pagar significa que tenho direito de receber o beneficio?

Cecilio Gomes disse...

Para Bruna Angela,

Se você tem direito e ainda não recebeu, sim você deverá receber obedecendo o calendário de pagamentos.

Boa Sorte

Unknown disse...

Muito obrigado Cecílio pela sua resposta, mais deixa só eu te fazer mais uma pergunta, eu fico sabendo se foi algum erro da empresa na Caixa ??

Mais uma vez obrigado.

Cecilio Gomes disse...

Para Luana,

Sim em contato com a Caixa eles podem informar se a empresa entregou ou não a RAIS.

A RAIS de 2012 deveria ter sido entregue até Março/2013.

Empresas que ainda não tenham entregue ainda pode faze-lo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

ola!boa tarde Cecilio Gomes,minha situaçao e a seguinte a empresa em que trabalho só enviou minha rais agora dia 12/09 .,estou certo de que
estou dentro dos padrões estabelecido para receber o beneficio .já tive acesso ao protocolo de envio,portanto ainda e possivel receber meu PIS nesse périodo de pagamento?
desde já obrigado !!
email mascarenhashugo@hotmail.com

Cecilio Gomes disse...

Para: mascarenhashugo,

Até o ano passado quando ocorria atraso na entrega da RAIS demorava em torno de 120 dias para ser liberado o pagamento para as pessoas aptas a receber.

Este ano talvez demore menos, sugiro você ir checando a cada 15 dias a partir de outubro para ver se está liberado.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde!!

Gostaria de tirar a seguinte duvida: em 2008 comecei a trabalhar e a empresa me cadastrou no PIS que esta na minha carteira de trabalho, em 2010 quando sair da empresa ao solicitar meu cartao cidadão a moça da Caixa economica me informou que na verdade meu PIS ativo era outro e a mesma fez o cartão e me cadastrou como 2010 ano que sair do trabalho. Este ano 2013 fui a Caixa economica para verificar sobre o abono salaria que eu teria direito e la informaram que nao posso receber e que eles nao fazem a unificação dos dois PIS no qual estou registrada.O que devo fazer???? Isso não me trará problemas no futuro?.

Atenciosamente, Letícia

Cecilio Gomes disse...

Para Leticia,

A Caixa e/ou a empresa de 2008 erraram.

Quando a pessoa é cadastra no PIS desde que correto o número permanece sempre o mesmo, portanto é de supor que se ela fez o cadastro certo não deveria ter outro.

Desconfio que houve algum erro no primeiro cadastro e ele não tenha sido válido.

Quando ambos cadastros são válidos a unificação é feita para o mais antigo.

Só a Caixa poderá lhe dizer o que houve com os dois números, tente numa agencia.

Boa Sorte

Unknown disse...

BOM DIA CECILIO.ME CAMO JOSIEL.SOU TÉCNICO DA FOPAG (FOLHA DE PAGAMENT)DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MAURITI. ASSUMI PROBLEMAS RELACIONADOS AO PASEP HÁ POUCO TEMPO, NO ENTANTO TENHO ME DEPARADO COM PROBLEMAS GRAVES EM RELAÇÃO ÁS INFORMAÇÕES DE RAIS ANTERIORES. VOCÊ PODERIA ME AJUDAR?
1º CASO: HÁ SERVIDORES QUE TOMARAM POSSE DE CONCURSO EM 2007, MAS AS DATAS DE VINCULAÇÃO ESTÃO DIVERGENTES DA DATA DE ADMISSÃO.ALGUMAS CONSTAM 2010, OUTRAS 2011. FUI AO BANCO E ELES ME PEDIRAM CÓPIA DO TERMO DE POSSE, XEROX DO RG E CPF PARA FAZER CORREÇÃO PEDINDO RETROAÇÃO DA DATA DE VINCULAÇÃO.OS SERVIDORES NÃO RECEBERAM O ABONO POR CONTA DESSA DATA DE VINCULAÇÃO?SE O BANCO FIZER A CORREÇÃO ELES RECEBERÃO AINDA EM 2013?
2º CASO-ALGUNS SERVIDORES TEMPORÁRIOS DO MESMO ANO (2007)NO ENTANTO NÃO TINHAM INSCRIÇÃO NO PASEP.É POSSÍVEL FAZER UMA RETIFICAÇÃO INCLUINDO ESSAS INFORMAÇÕES E PEDINDO RETROAÇÃO JUNTO AO BANCO DO BRASIL, PARA QUE ELES RECEBAM O PASEP AINDA ESSE ANO?
OBRIGADO.

Cecilio Gomes disse...

Para Josiel,

Em qualquer dos dois casos você fazendo o que lhe foi informado é possível acertar a situação das pessoas, desde é claro que elas se enquadrem em todas as regras para recebimento.
No primeiro caso eles ainda recebem neste período de pagamento que vai até Junho/2014, este ano aionda não tenho certeza.
No segundo como eram temporários irá precisar ver se eles cumpriram em 2012 todas as regras.

Boa Sorte

elen disse...

Boa Tarde Emilio...!!
Emilio trabalhei de 2005 a 2010 em uma empresa de pessoa juridica...em 24/10/2010 sair e comecei a trabalhar em consultorio medico(pessoa fisica),eu tenho direito do abono salarial?
Em junho dia 25 de junho de 2012 recebi uma carta informando que eu tinha direito.. que eu estava inscrito há mais de 5 anos inscristo no pis .que eu tinha direito de receber meu pis que tinha 30 dia de trabalhado em 2010...tenho direito ao pis 2013 ?
Muito obrigada pela atenção

Anônimo disse...

Olá meu PIS é cadastrado desde de 2003, porém dei baixa em 2011, recebi o pis em 2011 2 2012. Em 2012 eu não trabalhei de carteira assinada. Comecei a trabalhar em Julho de 2013. Gostaria de saber se tenho direito ao Pis este ano?

Cecilio Gomes disse...

Para Elen,

Este é o Blog do Cecilio, O Emilio acredito eu seja uma das pessoas que enviaram comentários ou foi colaborador.

Você se encaixa em algumas regras para ter direito ao abono do PIS, entretanto para que este direito seja real tem que se encaixar em todas, uma delas é : Trabalhar com carteira assinada e o empregador ter enviado a RAIS de 2012.

Seu empregador envia RAIS?

Caso negativo você não terá direito.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Uma das regras para ter direito ao PIS é ter trabalhado pelo menos 30 dias no base ( neste caso 2012 ).

Parece não ter sido seu caso, veja abaixo um resumo de quem tem direito:

Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2008 (cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.

Boa Sorte

Wilson de Sousa disse...

Cecílio .. fui receber meu pis abono e me disseram que é saldo inexistente ou seja, que não tenho direito, mas eu me enquadro perfeitamente nas regras... liguei para o 0800 da caixa e me disseram que eu não tenho rais declara do ano base... entrei no site da Rais do governo e consta que foi entregue a rais...se eu for até uma agência com a página impressa e os meus documentos será que resolve? O que devo fazer?

Anônimo disse...

Fui na caixa para receber o pis abono (me enquadro perfeitamente), e saiu: inexistente ou sem saldo, liguei no 0800 me disseram que não tenho Rais declarada, entrei no site da Rais (do governo) e consta que a mesma foi entregue, oque pode ter ocorrido? como procedo agora? Será que se eu levar na caixa uma página impressa onde consta que foi entregue + minhas documentações resolve?

Unknown disse...


bom dia sou cadastrada no pis desde 2003, porém em 2012 fui contratada pela prefeitura do rio de janeiro até março de 2013. entrei em contato com a caixa e me mandam ir para uma agencia do banco do brasil. gostaria de uma explicação do q está acontecendo. tenho direito a pis ou pasep? desde já agradeço.

Cecilio Gomes disse...

Para Cris Senna Pires,

Ocorre o seguinte:

Quem Trabalha em empresa privada recebe o PIS pela Caixa.

Quem Trabalha em Serviço Público recebe o PASEP pelo Banco do Brasil.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se te informaram que a rais NÃO FOI ENTREGUE, pode ter havido algum erro de processamento ou de preenchimento.

Sua sugestão de imprimir a RAIS entregue com os seus dados, juntar seus documentos e levar a uma agência da Caixa é a correta, faça isto, é a melhor maneira de saber o que está ocorrendo.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Wilson de Souza,

Se te informaram que a rais NÃO FOI ENTREGUE, pode ter havido algum erro de processamento ou de preenchimento.

Sua sugestão de imprimir a RAIS entregue com os seus dados, juntar seus documentos e levar a uma agência da Caixa é a correta, faça isto, é a melhor maneira de saber o que está ocorrendo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

ola boa tarde eu trabalhei de carteira asinada faz 5 anos atras e nunca tinha sacado o meu pis,liguei na caixa e me informaram que eu teria que trabalhar pelo menos 30 dias de carteira asinada no ano anterior dai eu abri uma micro empresa fiquei 5 meses este ano e ja dei baixa tenho direito de receber o pis?

Unknown disse...

Ola Cecilio!!!
Como vai?
Meu Nome Adolfo carvalho, estou com uma duvida Seria não cadastrei um funcionário na Rais deste ano(2012/2013) e o que eu faço para ele receber o PIS que ele tem direito? Agradeço a atenção e aguardo respostas

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

A informação da Caixa é certa, veja quais são as regras para receber o PIS:

Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP de 2008para trás ( minimo cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.

Se você não se enquadrar nestas regras não terá direito.

Se vc tivesse a micro empresa e mesmo assim tivesse trabalhado com carteira assinada em 2012 por outra empresa pelo menos 30 dias, você teria direito.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Adolfo Carvalho,

Pelo que entendi você não informou um determindao funcionário na RAIS 2012/2013.

Se você entregou a RAIS normalmente e só faltou os dados dele você pode emitir uma RAIS retificadora, corrigindo e enviando os dados dele.

Caso não tenha enviado RAIS nenhum é só enviar agora com os dados de todos funcionários.

Até o ano passado depois de entregue a RAIS retificadora demorava uns 120 dias para a pessoa que tinha direito receber.

Boa Sorte

Natalino Sänger disse...

Oie Cecilio, gostaria de tirar algumas duvidas com vc, e agradeceria muito se me ajudasse. Vou ser franco com vc nunca recebi o PIS na minha vida, trabalho desde de 2001. Comecei muito cedo como jovem aprendiiz na epoca aos 17 anos, meu patrão me cadastrou no PIS, o tempo passou comigo sempre alternando de emprego em emprego, muitas vezes trabalhando temporário por agencias de serviços., recebi o cartão do cidadão e continuei trabalhando, hoje sei que em carteira se contar todos os empregos que tive, tenho muito mais de cinco anos de carteira, o que vc acha que acontecendo no meu caso, que todo o ano vou la e não recebo? Detalhe, eu trabalhei para uma agencia de empregos em 2005, recebendo na época pouco menos de dois salários minimos, quando terminou meu tempo de serviço, no ano seguinte fui sacar o PIS, mas não estava constando que eu tinha trabalhado em 2005, os atendentes da caixa me disseram para voltar na empresa (agencia) e pedir a copia da Rais, Fui na agencia e por duas vezes a responsável me disse que levaria um tempo para ficar pronta a copia, no fim a agencia se mudou sem resolver o meu caso. A outra questão é, Será que eu ainda posso correr atras desse tempo perdido, indo atras da agencia e buscando alguma solução, nem que seja judicialmente? Desde ja agradeço a resposta. Um abs!

Cecilio Gomes disse...

Para Natalino Sanger,

Caro Natalino veja meus cometários abaixo:

1 - Você tem que ter pelo menos 5 anos de cadastrado no PIS,pelo que você comenta tem até mais que isto.

2 - Pelos seus comentários inicialmente você deveria ter direito ao PIS.

3 - Na Caixa quando te informaram a pedir uma cópia da RAIS foi correto, sugiro você pedir cópia da RAIS se possível em todas empresas que você tanha trablaahdo com Registo em Carteira, isto não é díficil a empresa ou as contabilidades que trabalham com elas pode conseguir com facilidade, pelo menos dos últimos 5 anos.

4 - Quanto a você tentar judicialmente acionando as empresas é possível, você precisa analisar o custo x beneficio com cuidado.

Boa sorte

Grazieli Popim disse...

Boa Noite Cecilio, estou com uma dúvida com relação ao PIS e FGTS.
Fui fazer uma consulta Online do PIS da minha esposa, e lá consta "Inscrição Convertida", sei que é pelo fato de haver alguma duplicidade cadastral, agora, gostaria de saber se isso pode afetar algo na hora dela receber a recisão e sacar o FGTS..? Obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Grazieli Popim,

Sim pode afetar, peça paa ver qual é o número do PIS ativo e informar ao RH da empresa que ela trabalha.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá bom dia!
Sou Elidiane,trabalho a sete anos e ainda não consegui receber o meu pasep,fui ao banco e o gerente me dic q eu ainda nao tinha cinco anos de registro,e eu comecei a trabalhar em 2006 ,fui falar com o funcionário q trabalha no RH e ele dic q nao sabia o q tinha acontecido mas nao fez naoda pra corrigir o erro,oque eu faço?

Cecilio Gomes disse...

Para Elidiane,

Você precisa comprovar que é cadastrada no PIS acima de 5 anos.

Peça cópias da RAIS desde 2006 até 2013 onde conste o seu nome e leve na Caixa para reclamar, mostrando que você está certa e já deveria ter direito, desde é claro que se encaixe em todas as regras.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite,
a minha dúvida e todo ano recebo o beneficio do PIS tenho 8 anos cadastrada, ano 2011 sai do emprego em fevereiro e em agosto recebi o pis e no mesmo ano comecei a trabalhar mais em novembro e fiquei nessa empresa ate 2012 de dezembro ,em 2013 comecei no novo emprego em maio e fui sacar o beneficio nesse mês de setembro e não consta nenhum valor..e o caixa informou que meu ultimo emprego eu recebia mais de 2 salários, só que os dados da rais parasse esta tudo certo os valores e mesmo assim não tive direito,quero saber como faço para resolver esse problema,se os papeis que estou comprovando eu tenho q levar na agencia ou no MTE? ou e a empresa que tem que retificar novamente meu dados e enviar para o ministério do trabalho.. agradeço desde já.

Cecilio Gomes disse...

Para Marcela Rodrigues,

Pegue cópia das RAIS onde consta sua renda real, se estiver tudo certo leve primeiro na CAIXA, se eles não resolverem leve no MTE.

Se a RAIS estiver errada peça para a empresa retificar e leve cópia da RAIS retificada.

Pode ser que uma das empresas que você saiu tenha declarado errado, verifique isto também.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Ola Cecilio,
Me chamo Manoel do PARÁ, Gostaria de saber se vou receber o meu PIS, no caso a empresa informou com atraso RAIS, se passando os 120 dias o meu abonos já estará liberado?
No caso, a empresa informou dia 07 junho vou receber a partir de 07 de outubro? é assim?

Cecilio Gomes disse...

Para Manoel do Pará,

Caro Manoel, este prazo era em média até o ano passado, este ano não saberia te dizer se será o mesmo, pode até alterar para mais ou para menos.

Consulte constantemente a Caixa para saber se está liberado.

Ficaria agradecido se você me informasse depois de liberado qual o prazo que levou, esta informação aqui no Blog será interessante para outras pessoas.

Boa Sorte

Unknown disse...

Faz 30 anos que assinei minha carteira porém nunca fui atrás do PIS, será que esse ano eu posso tirar?

Cecilio Gomes disse...

Para William Marinho,

Para saber você deve contatar uma agência da Caixa, veja abaixo:

Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.



Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Prezado Cecílio
Inicialmente, meus cumprimentos por ajudar tantas pessoas!
Minha dúvida é:
- Trabalho, desde janeiro/1990, em um Sindicato Patronal.
Tomamos conhecimento, comente agora, que em alguns anos foi feita a entrega da RAIS e em outros não.
Tomamos conhecimento, também, que deveria, mensalmente, ser pago um DARF (1% sobre a folha de pagamento). Isto NUNCA foi feito.
Como devemos agir para corrigir esta situação???
O meu saldo (no PIS) foi prejudicado???
Por favor, ajude-me, se possível, dizendo como devemos agir agora.
Agradeço-lhe antecipadamente péla atenção dispensada.
Abraço.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

De um Sindicato Patronal não poderia se esperar isto, ele no caso deverião ser exemplo.

Que há prejuízo a você e para os demais funcionáros é certeza.

O maneira de resolver é declarar e entregar as RAIS não entregues de 5 anos para cá e efetuar os recolhimentos devidos.

Em todo caso sugiro consultar um bom contador e se necessário uam agência do MTE ( Ministério do Trabalho ).

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde! meu nome é Edson bom sou cadastrado no PIS a mais de 5 anos , mas depois de sair de uma empresa no ano passado, entrei em outra na qual fui registrado em junho de 2012 com menos de dois salários , so que já pesquisei e não tenho direito ao abono mesmo a Rais tendo sida enviada pela empresa , gostaria de saber se a media é feita pelos meses trabalhados em 2012 ou do ano base todo, e se o décimo terceiro tambem conta para a divisão . Sera que tenho como receber naste caso ou não . Desde já agradeço.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Tudo depende do que foi informado na RAIS pela empresa que você trabalhava antes e pelo nova.
Deve ser declarado na RAIS todos recebimentos tidos pelo funcionário como renda.
O cálculo para saber se é mais ou menos de 2 salários leva-se em consideração a média recebida no período declarado.
Em caso de dúvida peça cópia da RAIS nas 2 empresas e dirija-se e a uma agência da CAIXA para esclarecimentos.
Boa Sorte

Francine Brandao disse...

Tirei férias em janeiro/2013(início 02/01/13) e recebi o adiantamento em dezembro/2012.Esse valor foi informado na minha RAIS 2012 fazendo com minha média anual de rendimentos ultrapassasse 2 salários mínimos.
Em 2012 tirei férias em fevereiro/2012 e recebi o adiantamento em janeiro/2012.
Dessa forma na minha RAIS 2012 constam os valores referentes a 2 adiantamentos de férias,fato que questionei ao setor pessoal da minha empresa, mas o mesmo se negou a retificar minha RAIS alegando o seguinte:

A CLT, através do Art. 145 diz: “O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período.”
Tendo em vista o artigo exposto a cima, bem como o manual de preenchimento da RAIS, fica inexequível a retificação da sua remuneração informada no mês de dezembro/2012 para a RAIS 2013, ano base 2012.
Gentileza informar como devo proceder e se a retificação que solicitei é procedente.

Cecilio Gomes disse...

Para Francine Brandão,

A empresa está agindo corretamente.

Você pode consultar o MTE ( Ministério do Trabalho ) que irão te informar o mesmo.

Agora o importante é você atentar para as próximas férias não acontecer o mesmo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecilio, boa noite.
Quero parabenizá-lo pelo blog.
Li no site da Caixa Econômica que pessoas com diagnóstico de câncer podem sacar a quota do pis/paseb.Sou funcionaria publica, recebo acima do valor para retirar o abono,estou em tratamento há um ano, gostaria de saber se para qualquer diagnóstico e estágio da doença é permitido fazer o saque da quota? Obrigada. Ednilza

Cecilio Gomes disse...

Para Ednilza,

As cotas pode ser sacadas por vários tipos de doenças, é permitido em qualquer estágio.

Procure uma agência da Caixa munida de seu documentos que ele te orientarão.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom Dia ,

a rais de todos funcionarios que trabalharam ano passado na minha empresa não foi declarada pelo antigo contador so descoberto isso no mes de agosto e reenviado dia 24/09/2013 apartir dessa data qual prazo pra liberação do pagamento ?

Cecilio Gomes disse...

Para Karina Márcia da Assunção,

Até o ano passado o PIS era liberado em torno de 12 dias após a entrega da RAIS nova ou retificadora.

Este ano dizem que está mais rápido, porém ainda não fiquei sabendo o prazo exato.

Quando liberarem o seu favor informar neste Blog para que outros fiquem sabendo.

Boa Sorte

KAYONARA disse...

olá trabalhei de carteira assinada desde 2008 pedi demissão no ano passado, mas recebi o pis em outubro do mesmo ano, neste ano 2013 assinei a carteira em março, eu quero sabr se tenho o pis este ano, porque fui na caixa e de acordo com o calendário o pagamento será feito para quem nasce em março a partir do dia 10/10/13, mas estive olhando na caixa e não tem nada ainda! ainda vou receber?
obrigada desde já

KAYONARA disse...

olá trabalhei com carteira assinada em uma empresa desde 2007, até o ano passado onde pedi demissão!no mesmo ano no mês de junho/12 ainda tirei o pis em outubro/12. neste ano de 2013,assinei a carteira em março em uma outra empresa, e estou trabalhando nela,nasci no mês de março e fui olhar na caixa de acordo com a tabela era para ser pago a partir do dia 10/10/13, mas ainda não recebi, quero saber se tenho direito ao pis este ano?
desde já te agradeço!

Cecilio Gomes disse...

Para Kayonara,

Vamos as respostas em suas indagações:

1 - O PIS que está sendo pago este ano refere-se ao ano base trabalhado de 2012.

2 - O ano base 2013 será pago em 2014.

3 - Se ea apra você ter direito a receber e não está ocorrendo é porque deve ter havido algum erro na RAIS que a empresa que você trabalhava enviou.

Sugiro já ir direto na empresa que você trabalhava e pedir uma cópia da RAIS onde conste seu nome para vc reclamar na Caixa.

Caso constate que há algum erro peça para emitirem uma RAIS retificadora e entregarem, peça para te fornecerem uma cópia desta retificadora para você ir acompanhando, normalmente o pagto sai depois de uns 120 dias de entregue.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Oi Cecilio gostaria de saber se a empresa que declarou a rais em 06/2013 ainda recebe este ano?

Anônimo disse...

Oi Cecilio gostaria de saber se a empresa que declarou a rais em 06/2013 ainda pega o pis esse ano?

Cecilio Gomes disse...

Para Selma,

Até o ano passado depois da RAIS entregue ou retificada demorava em torno de 120 dias para liberarem o pagamento.

Este ano não sei dizer o prazo, maxs você ainda receberá neste período de pagamento que vai até JUNHO/2014, se receberá este ano não sei te dizer.

Boa Sorte

Rosana disse...

Boa Tarde Cecilio, por gentileza me tire uma dúvida, fui desligada da empresa em março de 2012 onde na rais encontram-se as verbas pagas da rescisão com multa de fgts, ferias indenizadas, proporcional de 13º, meu salário mensal era de 782,00 no qual no mês de março recebi somente dias o valor de 182,47, na caixa consta que eu recebia mais de dois salários mínimos, o que parece que foi somado a rescisão com a remuneração, como proceder em um caso desse já que falaram que não tenho direito ao abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Rosana,

A lei tem várias situações para declaração na RAIS dos rendimentos das pessoas, é para ser declarado todos recebimentos, no caso de verba indenizatória uma aprte sim outra não.

Sugiro pegar uma cópia da RAIS na empresa e consultar uma delegacia do MTE ( Ministério do Trabalho Emprego ).

Se estive errado eles te instruirão como proceder.

Boa Sorte

Se estiver errado

Magna disse...

Bom dia, a empresa que trabalho, entregou a RAIS fora do prazo, entao sei que receberia fora do prazo também, mas como recebi os rendimentos, não sei se perdi o direito a receber o PIS mesmo que em atraso.

Cecilio Gomes disse...

Para Magna,

Vamos esclarecer, tme 2 tipos de pagamentos do PIS, a pessoa recebe um ou outro, não os dois.

Recebeu juros? Não recebe abono.
Recebeu abono? Não recebe juros.

Veja em qual situação vc se encaixa.

Neste caso seu específico, acredito vc deve ter sido cadastrado no PIS anterior a 1988, portando com direito a Juros/Rendimentos ou Abono.

Como a empresa enviou a RAIS com atraso, o Ministério supos que vc não trabalhou e pagou o juros.

Agora com a entrega da RAIS será processado os seus recebimentos de 2012, se vc se encaixar nas regras para receber o abono, terá direito, entretando não saberia lhe dizer se pagarão a diferença entre o que vc já recebeu e ao que tem direito.

Só consultando uma delgacia do MTE, faça isto.

Boa Sorte

Unknown disse...

OI, sou Edgar, não recebi o PIS 2013 a caixa disse que não há benefícios para meu PIS,trabalhei desde março 2012 até março 2013,pelo que eu sei tenho direito ao o PIS em 2013 e em 2014,o que eu faço?trabalhei em Paulistana-PI a empresa tem sede em Aracaju-Sergipe não tenho tel para contatos,em paulistana não tem nenhum responsavel pela a empresa,e ai vou perder o PIS deste ano e podendo perder o 2014, Cecilio Gomes o que eu faço?

Unknown disse...

Cecilio o que faço,não recebi meu PIS neste ano,consta que não há beneficio para esse PIS,ganhava menos de 2 salários,a empresa que trabalhei de março de 2012 até março de 2013,saiu da cidade(trabalhei em Paulistana-PI e a sede da empresa fica em Aracaju-SE)e não tenho nenhum telefone para contato,tava recebendo seguro desemprego até Agosto e to recebendo auxilio doença pela uma cirurgia que fiz em Setembro ,Cecilio o que eu faço? a empresa fica + ou - 900 Km ,como não to trabalhando corro o risco de perder o PIS de 2014,já que trabalhei de carteira assinada em 2013 na mesma empresa.Obrigado
Edgar de Souza

Cecilio Gomes disse...

Para Edgar,

Tudo leva a crer que a empresa que vc trabalhava não entregou ou entregou com erro a RAIS em 2013.

A maneira de resolver isto é contatar com a mesma para pedir cópia da RAIS se entregue ou pedir para eles corrigirem se tiver algum erro.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde,Cecilio meu nome e suellen ,a contadora da empresa que trabalho teve que retificar a RAIS em 9/8/2013 mais a data do calendario ja passou fiz aniverssario em maio possuo conta na CAIXA quero saber se eu tenho direito do pis ?e quando pode sair?estou com uma copia da RAIS declarada O QUE DEVO FAZER?? OBRIGADA SUELLEN .

Cecilio Gomes disse...

Para Suellen,

Para ter direito ao PIS perecisa se enquadrar nas regras a seguir:

Quem tem direito:

Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2008 (cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2012.



Aos Rendimentos - Tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.



Ao Saldo da conta PIS - Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.



Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.



Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

AGORA QUANTO A RETIFICAÇÃO NA RAIS, até o ANO PASSADO QUANDO OCORRIA ALGO PARECIDO DEMORAVA EM TORNO DE 120 DIAS PARA LIBERAREM PARA QUEM TINHA DIREITO, ESTE ANO NÃO SEI AO CERTO O PRAZO QUE ESTÁ DEMORANDO.

Sugiro ir verificando semanalmente.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde, no ano passado (2012), trabalhei com carteira assinada em duas empresas, uma delas era um consultório odontológico, onde fui registrada pelo CPF da doutora, apesar de trabalhar para três doutoras diferentes e o marido de uma delas, que tinha um consultório para exames em animais de campo (veterinário). Após me desligar da empresa, trabalhei em uma outra empresa de cadastros e essa por sua vez possuía CNPJ e informaram corretamente na RAIS. Eu tenho direito ao PIS, tendo em vista que trabalhei para uma empresa jurídica? Em nenhuma delas eu recebi valor superior ao estipulado para enquadramento para receber o beneficio do PIS. Era para ser liberado amanhã, mais liguei na caixa e não consta pagamento, seria por causa do primeiro registro do ano passado que foi por CPF sem eu saber? é justo isso? Tem algo que possa fazer para receber? Esse seria o terceiro ano que eu iria receber, trabalho registrado desde os meus 16 anos. Me ajude por favor. Obrigada desde já

Anônimo disse...

Olá!

Meu nome é Alex, trabalhei em 2012 numa empresa que faliu 3 meses depois que eu fui contratado.

Passei 3 meses trabalhando la. Essa empresa era terceirizada, a empresa que a terceirizou assumiu toda a obra depois que a empresa que eu trabalhei faliu.

O fato é que eu não recebi o PIS, que estava agendado para 24 de setembro de 2013. Fui ao ministério de trabalho solicitar minha RAIS e o atendende disse que o número do meu PIS não foi irmado pela empresa, por isso não tenho RAIS. Fui na Empresa que terceirizou, e disseraam que eles não têm nehuma responsilidade nisso, pois eu era funcionário da outra empresa (terceirizada que faliu) e não da empresa deles.

Gostaria que analisasse meu caso. Eu não vou receber meu PIS? Ou há possibilidade de eu conseguir recebê-lo?


Cecilio Gomes disse...

Para Alex,

Infelizmente será muito dificil receber, a única maneira seria se a empresa que faliu enviasse a RAIS, o que achou que não ocorrerá.

Você só receberia algo se acionasse os sócios via judicial, porém acho que o custo/beneficio não compense.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se voce trabalhou na empresa jurídica mais de 30 dias o ano passado você teria direito independente de ter trabalhado no consultório, desde que esteja dentro das regras.

Peça uam cópia da RAIS na empresa we verifique se está tudo certo, se estiver certo reclame na Caixa, se estiver erro peça para a empresa corrigir ennviando uamq RAIS retificadora.

BOA SORTE

Kely disse...

Cecílio,
Boa tarde!
A Rais da empresa onde trabalho foi entregue em maio, ou seja, atrasada.
Vai atrasar no pagamento do meu pis.
Sabe quando vou receber o abono?
Tem alguma coisa a mais a ser feita?
Parabéns pelo blog.
Muito obrigada! Abraço.

Cecilio Gomes disse...

Para Kelly,

O PIS com Rais que foram entregues com atraso e antes de julho já está para serem liberados para os que tem direito.

Sugiro ir consultando a Caixa semanalmente.

Boa Sorte

Kely disse...

Cecílio,
Muito obrigada, pela sua resposta.
É necessário levar alguma cópia de RAIS na Caixa ou apenas a transmissão via internet já foi suficiente?

Cecilio Gomes disse...

Para Kelly,

Para efeito de processamento a transmissão pela Internet já é o suficiente.

Caso demore e necessite reclamar na Caixa aí sim é bom levar uma cópia.

Boa Sorte

Kely disse...

Muito obrigada!

cidacosta disse...

posso prosseca acontadora por nao ter mandado a minha rais no prazo ela e muito mal griada ela falou que nao devia conta com o ovo no c... da galinha nao pode uma coisa dessa estou com muita raiva dela

Cecilio Gomes disse...

Para Cida Costa,

Dentro de seus direitos você pode processar a contadora, entretando precisa analisar o custo beneficio da ação, talvez não compense.

Mesmo a RAIS tendo sido enviada com atraso, caso vc tenha direito ainda será possível receber neste período de pagamentos que irá ate´JUNHO/2014

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Erika Carvalho,

Já que sua prima está processando o ideal é processar incluindo todas as pendencias: PIS, SEGURO, EXTRAS, Fale com o advogado que está cuidando do processo.

Boa Sorte

SUA MENSAGEM:

Boa Noite! Minha prima trabalhou em uma empresa,cuja proprietária sumiu e o contador deixou de prestar os serviços devido a falta de pagamento. A carteira ainda não foi dado baixa,então entrei com um processo para a baixa. Vou receber seguro desemprego com esse processo? A Rais só pode ser enviada pelo antigo contador,isso para que eu receba o PIS?

Daniel disse...

Ola,
sempre recebi o abono, mas neste ano contra que trabalhei para pessoa Fisica.
sou empreendedor individual desde o inicio do ano passado,mas tambem trabalhei de carteira assinada apartir de novembro.
esse seria o motivo para não receber o abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Daniel Zen II

Paa receber o PIS a empresa tem que declarar a RAIS.

Precisa ver se a empresa que vc trabalha é obrigada a enviar ou não.

Se pessoa jurídica deveria ter enviado, se pessoa física não.

Verifique consultando um contador.

Boa Sorte

ANGELITA disse...

OLÁ, BOA NOITE!SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ DO INSS, NUNCA RECEBI PIS NEM O PASEP (TRABALHEI UM TEMPO NA PREFEITURA, COM CARGO COMISSIONÁRIO). NEM QUANDO ME APOSENTEI RECEBI NADA. TENHO DIREITO A RECEBER ALGUMA COISA?
MINHA APOSENTADORIA HJ EQUIVALE HÁ MAIS DE DOIS SALARIOS.

Cecilio Gomes disse...

Para Angelita,

Abono você não tem direito, taslvez tenah direito a rendimentos de cotas.

Tem contas quem foi cadasttrado no PIS/PASEP até 1988, depois desta data não tem.

Se você foi cadastrado antes de 1988, dirija-se a uma agência da Caixa ( no caso de PIS ) ou a uma agencia do Banco do Brasil no caso de PASEP munido de todos seus documentos, principalmente do cadastro do PIS ou PASEP para saber das cotas e dos rendimentos.

Se tiver cotas pode sacar o saldo total por aposentadoria.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde.
eu peguei a copia da rais eu tenho que levar na caixa? como eu faço acompanhamento do processo?
obrigado

Unknown disse...

tenho a copia da rais o que eu tenho que fazer levar na caixa? como eu faço o acompanhamento pela internet?
obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Unknown,

Sim leve a cópia da RAIS na CAIXA para eles analisarem.

Lá eles te informarão os próximos passos.

Boa Sorte

Unknown disse...

ola cecilio?trabalhei em uma clinica no periodo de 6 meses fui demitida da por justa causa,entrei com uma ação na justiça e ganhei a causa a justiça obrigou a dona da clinica a me registrar retroativo,tinha 6 meses e me registraram como se eu tivesse trabalado 1 mes fui sacar o pis e nao tive direito porque a contabilidade da clinica nao transmitiu a rais, liguei na contabilidade eles disseram que eu nao tenho direito porque no meu processo esta como verba de indenização o q devo fazer grata!

dulci disse...

ola cecilio?trabalhei em uma clinica no periodo de 6 meses fui demitida da por justa causa,entrei com uma ação na justiça e ganhei a causa a justiça obrigou a dona da clinica a me registrar retroativo,tinha 6 meses e me registraram como se eu tivesse trabalado 1 mes fui sacar o pis e nao tive direito porque a contabilidade da clinica nao transmitiu a rais, liguei na contabilidade eles disseram que eu nao tenho direito porque no meu processo esta como verba de indenização o q devo fazer grata!

Cecilio Gomes disse...

Para Dulci,

Agora só via judicial, se eles não informaram seus dados na RAIS, esta é a única maneira se eles não quiserem enviar uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Unknown disse...

olá sou novo aqui. meu problema é o seguinte completei 5 anos de carteira esse ano. porem fui informado que a empressa que tive meu primeiro registro não mim cadastrou no pis. isso veio ocorrer no ano seguinte em outra empresa ja no meiado do ano. pediram pra eu ligar para empressa porem eu liguei e essa empressa fechou. e agora como faço pra receber o pis uma vez que essa empresa não existe mais pra concertar esse erro ? mim ajuda ai...

Unknown disse...

olá sou novo aqui. meu problema é o seguinte completei 5 anos de carteira esse ano. porem fui informado que a empressa que tive meu primeiro registro não mim cadastrou no pis. isso veio ocorrer no ano seguinte em outra empresa ja no meiado do ano. pediram pra eu ligar para empressa porem eu liguei e essa empressa fechou. e agora como faço pra receber o pis uma vez que essa empresa não existe mais pra concertar esse erro ? mim ajuda ai...

Cecilio Gomes disse...

Para Clayton Brasil,

Infelizmente não tem como antecipar, você terá que aguardar completar os 5 anos de cadastro no PIS.

Boa Sorte

TAIRONE disse...

uCecilio trabalhei numa empresa por 10 meses 6 carteira outros 4 não meu salrio era 786.05 como sou cadastrado pis a mais de cinco anos teria direito a abona PIS ai liguei caixa ela informo que eu não teria direito devido ter ultrapassado 2 salarios minimos mas como seu salario 786.,05 só ja tenho ação contra essa empresa ai fui pedir copia RAIS referente ano 2012 e empregador se nego me entregar ele pode fazer isso ?

Cecilio Gomes disse...

Para Tairone,

A empresa pode recusar-se, mas você também pode acioná-la judicialmente.

Aproveite a ação que vc tem contra a mesma e inclua mais este ítem.

Boa Sorte

Unknown disse...

Cecílio, faz dois anos que eu deveria receber o pis e não recebo pelo mesmo ´problema, vou ao banco e dizem que a rais não foi declarada, vou até a empresa e ela me mostrou o comprovante que a rais foi declarada, como procedo diante dessa situação, porque um fica jogando no outro...???

Cecilio Gomes disse...

Para Renata Cristina,

Certamente tem algum erro, ou da empresa no preenchimento ou no envio.

Para solução vc tem as seguintes opções:
1 - Peça cópia da RAIS, confira se u seu nome está lá e se os dados estão corretos, se estiver tudo em ordem pegue a cópia e leve na CAIXA, se lá não resolverem, pegue uma cópia e leve numa Delegacia do Ministério do Trabalho de sua cidade.
2 - Estiver algum dado errado peça para e empresa emitir uma RAIS retificadora, em posse de uma cópia desta retificadora faça o mesmo processo da sugestão 1.

Boa Sorte

Erica disse...

Boa noite Cecílio, gostaria muito que você se puder me esclareça uma dúvida, eu comecei a trabalhar numa empresa em 02/08/2013 e como nunca trabalhei registrada, e só agora 3 meses depois a empresa deu entrada no cadastro do meu pis, querem colocar a minha data de admissão em 01/10/2013, quero saber se é possível colocar a data de admissão correta mesmo que naquela data eu ainda não tinha cadastro no pis, ou se eles estão tentando me enganar só para não pagar multa, porque eu vou perder 2 meses de registro e de não tem nenhuma forma de corrigir isso??

Cecilio Gomes disse...

Para Erica,

Para efeito do PIS você não perderá os 2 meses, não haverá problema quanto a data do cadastramento no PIS.

Para efeito de prazo no PIS é considerado o ano, o dia e o mes não é contado.

Todos cadastrados em 2013 não importando o mes será considerado o ano e não o mes, portanto todos cadastrados em 2013 farão 5 anos em 2017.

Boa Sorte

joelly disse...

boa tarde cecilio,a empresa que trabalhei em 2012 nao enviou a rais corretamente comuniquei a empresa e eles retificaram, mais tive meu pis convertido e a empresa, enviou a rais com o pis antigo, isso pode atrapalha o recebimento????

Anônimo disse...

boa tarde cecilio, a empresa que eu trabalhei em 2012 enviou a rais incorreta comuniquei a eles e os mesmos retificaram, mas so que meu pis foi convertido para um novo e o que eles tem e o antigo isso pode atrapalha o recebimento???

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo.

Se houve mudança ( conversão ) no número de seu PIS é bom vc se munir de documentos pois possívelmente terá problemas para receber.
Sugiro já pegar todos documentos e levar na CAIXA excplicando o ocorrido.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Joelly,

Se houve mudança ( conversão ) no número de seu PIS é bom vc se munir de documentos pois possívelmente terá problemas para receber.
Sugiro já pegar todos documentos e levar na CAIXA excplicando o ocorrido.

Boa Sorte

Jeferson Ricardo disse...

Cecilio, a contabilidade da empresa não tinha declarado a minha RAIS, passado 15/10 que foi liberado meu PIS eu não recebi, fui atras da contabilidade para eles resolverem, eles retificaram a minha RAIS mas mesmo assim eu não tive meu PIS liberado, preciso ir ao Ministério do trabalho ?

Jeferson Ricardo disse...

Cecilio, a contabilidade da empresa não tinha declarado a minha RAIS, passado 15/10 que foi liberado meu PIS eu não recebi, fui atras da contabilidade para eles resolverem, eles retificaram a minha RAIS mas mesmo assim eu não tive meu PIS liberado, preciso ir ao Ministério do trabalho ?

Cecilio Gomes disse...

Para Jeferson Ricardo,

Meu caro, isto ocorre muito, é muita falta de competência nas empresas de contabilidade.
Até o ano passado quando ocorria isto, retificação da RAIS ou envio com atraso, demorava em torno de 120 dias para liberarem o pagamento.

Sugiro ir consultando semanalmente, se não liberarem até completar os 120 dias reclame na Caixa, se não resolverem reclame no Ministério.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde , célio

me esclarece uma dúvida a rais ratificada em atraso, nesse tempo de 120 dias para ser processada, não aparecerá que temos o benefício nem mesmo na consulta da caixa, correto ? a rais ratificada em agosto, será processada então perto de dezembro ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Os 120 dias para processamento de RAIS entregue com atraso ou retificação era o ano passado.

Este ano ainda não vi a liberação de nenhuma para ter idéia real do tempo que irá demorar.

Pode até ser antes, vá acompanhando a sua e me avise se possível qdo for leberada para termos idéia da demora.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio, bom dia tenho uma dúvida sobre o RAIS.

E o seguinte sai de uma empresa e a mesma não declarou meu RAIS. Agora trabalho em outra empresa.

Dúvida. Tenho que entra em contato com minha empresa antiga ou consigo atualizar meu RAIS junto minha nova empresa?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você trabalhou em uma empresa em 2012 e saiu dela, a RAIS do ano base de 2012 deve ser declarada por ela.

A nova empresa que você agora trablaha só irá declarar a partir de sua admissão.

Se a emprea anterior não incluiu seus dados na RAIS você deve reclamar com ela, que deverá emitir uma RAIS Retificadora, peça uma cópia para você aocmpanhar depois.

Boa Sorte

samara disse...

olá se a empresa a qual eu trabalho enviar a rais 2011 eu tenho direito a receber o pis ou terminou o prazo ou não tem prazo p entrega a rais?por favor me tire essa duvida

lisa disse...

ola gostaria de saber se eu ainda tenho direito a receber pis referente a rais2011 pois a empresa a qual trabalho ficou de enviar ou já acabou o prazo

samara disse...

olá se a empresa a qual eu trabalho enviar a rais 2011 eu tenho direito a receber o pis ou terminou o prazo ou não tem prazo p entrega a rais?por favor me tire essa duvida

samara disse...

olá se a empresa a qual eu trabalho enviar a rais 2011 eu tenho direito a receber o pis ou terminou o prazo ou não tem prazo p entrega a rais?por favor me tire essa duvida

Cecilio Gomes disse...

Para Samara,

Se a empresa entregar a RAIS mesmo com atraso as pessoas que tem direito ao PIS receberá ainda neste período de pagamentos que irá até JUNHO/2014.

Depois de entregue demorava em torno de 120 dias para ser liberado.

Boa Sorte

nayara disse...

OLÁ...GOSTARIA DE SABER SE VC CONSEGUE TIRAR UMA DÚVIDA. FIQUEI REGISTRADA O ANO PASSADO 60 DIAS RECEBENDO MAIS DE 2 SALARIOS, PORÉM NÃO OBTIVE MAIS NENHUM REGISTRO. A MÉDIA DE CALCULO É DO RECEBIMENTO ANUAL OU DOS MESES TRABALHADOS? POR EXEMPLO SE SE BASEAR PELO ANO INTEIRO, PEGAR OS MEUS RECEBIMENTOS NESSES 60 DIAS E DIVIDIR POR 12 VAI DAR UMA MÉDIA ABAIXO DE 2 SALÁRIOS, PORÉM SE FIZER A MÉDIA SÓ PELOS MESES TRABALHADOS VAI DAR MAIS Q 2 SALARIOS. DE QUE MANEIRA É CALCULADO A MÉDIA?

Cecilio Gomes disse...

Para Nayara,

A média é efetuada pelos meses trabalhados.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde Cecilio
o contador da empresa no qual trabalho entregou a rais atrazada no dia 01/07/2013, vir um comentária que leava 120 dias para ser processado as informações, só que consultando no site da caixa ainda aparece a mensagem "NÃO HÁ BENEFICIO PARA ESSE PIS" AINDA VOU RECEBER ESTE ANO?

Unknown disse...

Boa tarde Cecilio.
O contador da empresa em que trabalho entregou a RAIS atrazada no 01/07, vi um comentário no seu blog que leva 120 dias para as informações serem processada.Já se passaram mais de 120 dias e a informação que aparece é que "NÃO EXISTE BENEFICIO PARA ESTE PIS. COMO DEVO PROCEDER

Cecilio Gomes disse...

Para Luiz Gonzaga Junior,

O ano passado demorava em torno de 120 dias, este ano ainda não vi nenhum caso para precisar o prazo.

Sugiro pedir uma cópia da RAIS ao contador, conferir se os seus dados estão corretos, verifique se os outros funcionários estão na mesma situação que você para ter uam idéia.

Se não tiver liberado pegue a cópia da RAIS e leve em uma agencai da CAIXA para alguém verificar o que está ocorrendo.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá Cecilio a ultima empresa que eu trabalhei não declarou a Raiz no prazo, pois fui atras do contador e fiz ele declarar a Raiz foi no final de Novembro de 2013 pois fiz ele me dar o comprovante porque eles são muito enrrolados, agora devo esperar quanto tempo para ir cobrar de novo?
pois me disseram que que eu conseguiria receber em Dezembro, fico grato com oque voce poder me ajudar...

Cecilio Gomes disse...

Para Garibaldi Avelar,

Acho difícil vc receber em dezembro, o ano passado demorava em torno de 120 dias para ser liberado o pagamento depois de entregue a RAIS original ou retificadora.

Em todo caso vá consultando a Caixa pelo menos quinzenalmente ou vá até uma agencia com o comprovante para ver se vc consegue algo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecílio, boa tarde!Trabalhei numa empresa terceirizada que faliu e sumiu, ninguém consegue o endereço, virou fumaça, ano passado recebi o pis normalmente e esse ano fui na caixa e eles me informaram que meu nome não foi informado na RAIS como não tenho contato da firma, não tenho como receber, e entrei na justiça para liberar o meu FGTS, pois ela não deu baixa na minha carteira, só que a firma passou o n° da minha carteira de trabalho errada para a caixa e não tenho como consertar tb, o que devo fazer? o advogado falou q não tem jeito mais, só vou receber quando aposentar ou se ganhar, no final do processo,não sei o que fazer. Abraços.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa faliu é possivel que não tenah pago nenhum imposto, muito menos enviado a RAIS.

Se advogado tem razão, só resta esperar.

jannayna disse...

minha ultima empresa não me pois no sistema para receber meu pis já fui la varias vezes e eles dizem que já foi mandado e eu nunca recebo isso já vem desde setembro não adianta falar com eles por favor oque eu faço

jannayna disse...

downlosa ultima empresa que trabalhei não me cadastrou para receber o pis já fui la varias vezes eles disse que já cadastrarao mais o banco dis que não ta assim desde setembro não adianta ir la por favor oque faço

RFS disse...

Olá! Se a RAIS for entregue em atraso, os funcionários conseguem sacar o abono PIS a partir de que data? Por exemplo, Rais entregue em Setembro 2013 - ano base 2012 - esses funcionários ainda recebem o Abono PIS ou perdem o direito devido ao erro da empresa responsável pela declaração RAIS?

Cecilio Gomes disse...

Para RFS,

Mesmo com entrega da RAIS com atraso as pessoas não perdem o direito ao PIS.

Até o ano passado demorava em torno de 120 dias após a entrega da RAIS para ser liberado, este ano ainda não vi algum caso.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Jannayna,

Peça uma cópia da RAIS entregue onde conste seu nome e reclame na CAIXA com esta cópia em mãos.

Boa Sorte

Anônimo disse...

uma nova numeração de pis foi gerada em meu cadastro,devido a falta de declaração da Rais pela empresa a qual havia saído, nesse período estava recebendo seguro desemprego, posso transferir os dados de um Pis convertido para ou outro ativo?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Quando é gerado um novo número de PIS a unificação pela CAIXA E MTE é automática.

Se não ocorrer pegue seus documentos, principalmente os dois cadastros e vá a uma agencia da Caixa para pedir a regularização.

Boa Sorte.

Anônimo disse...

Eu trabalhei durante um período de 7 anos para prefeitura a qual so cadastrou na RAIS no ano seguinte ao que eu comecei a trbalhar... Isso é eu recebi no ano passado o pasep já que se trtava do setor público. Nesse ano eu mudei pro setor privado então eu gostaria de saber se eu tenho direito ao PIS nesse ano pelo setor privado. Tirei licença de 2 anos no setor público estou apenas no setor privado desde fevereiro.

Anônimo disse...

OI Cecílio quando fui receber meu pasep não estava liberado a empresa que trabalho não informou a rais,procurei informação e me disseram que sairá em dezembro é possível isso acontecer, ja agradeço.

Cecilio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Quando vc recebeu o PASEP o ano passado ( 2012 ) referia-se na verdade ao ano base de 2011.

Neste período de pagamento que está em curso ( Agosto 2013 a Junho 2014 ) refere-se ao ano base 2012, portanto se vc em 2012 estava no setor público e tiver direito ainda deverá receber o PASEP.

Se vc entrou no setor privado em 2013 constará na RAIS somente na declaração de 2014 quando será entregue a RAIS do ano base 2013.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde, Cecilio trabalho numa empresa que meu chefe sempre disse que nunca ninguem ahvia recebido o pis, mais hoje recebi um telefonema de uma ex-funcionaria que saiu no em junho do ano passado e disse que sempre recebeu mais que este ano não tinha nada... o que fazer nesse caso sou nova no setor de rh e não sei como proceder... estou tentando encontrar a rais mais meu pc foi formatado e não estou conseguindo encontrar e como saber se os outros funcionários tem direito e se tiver como faço para deixar a empresa e os empregados em dia nessa situação? Estou muito preocupa... me ajude por favor... obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cecilio Gomes disse...

Para Adriana Eva da Silva,

Para você ter certeza se os funcionários tem direito o melhor é consultar uma Delegacia do Ministério do Trabalho ou o Sindicato da Categoria.

Para saber se a RAIS foi declarado e você não tiver cópias em papel ou digitalizada o melhor é checar com a Caixa ou no próprio Ministério do trabalho.

Se a empresa não declarou a RAIS, mesmo com atraso ainda pode faze-lo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa noite
esse ano deveria ter recebido o PIS mas não recebi o abono devido ao seguinte: Fui contratado e, 2008 faltando dois dias para completar 18 anos, porem a empresa fez meu cadastro(vinculação) no cpf de minha mãe,em 2009 percebi o erro e infomei, que o CFP estava errado, ele corrigiram ,mas não retificaram, portanto para a RAIS no ano de 2008 meu cadstro no MTE estva vinculado ao CPF de minha mãe. E sse ano , no qual deveria receber meu abono, não recebi, devido a esse erro, pois para o MTE, e no registro de informações do RAIS meu ano de vinculo é 2009, acredito que tanto eu como minha mãe teremos problemas devido a esse erro. o que devo fazer? a três meses venho tentando que a empresa retifique, já informei todo o procedimento, e eles não se movem, ficam me enrolando

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Insista para que a empresa efetue todas as correções necessárias.

Em último caso reclame no MTE

Boa Sorte

Galba disse...

Bom dia!!

A empresa em que eu trabalho enviou a RAIS 2011 errada, então no período de pagamento em 2012 não recebi o PIS. Este ano em 09 de setembro de 2013, esta RAIS 2011 , foi retificada. Em que período devo está recebendo o respectivo PIS?

Cecilio Gomes disse...

Para Galba,

Os pagamentos de PIS realativos a 2012 do ano base 2011 encerrou-se em Junho/2013.
Acredito que não deverão liberar mais pagamentos, em todo caso consulte uma agência da Caixa ou uma Delgacia do MTE.
Agora estão sendo efetuados os pagamentos referente a RAIS de 2012 entregues em 2013, este período irá até Junho/2014.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Esse e o segundo ano que acontece a mesma coisa.Tento sacar meu pis e a caixa informa e que consta na tais que eu ganho mais de dois salários,mas eu vi a xerox da tais e não e verdade parece está tudo certo.O que faço?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Pegue uma cópia da RAIS e lve na Caixa para reclamar, em último caso leve também no Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Anderson Cavalcante disse...

se eu receber o PIS por que a empresa não declarou a tempo, posso processar a empresa? caberia ação?

Anderson Cavalcante disse...

se eu receber o PIS com atraso por que a empresa não declarou a tempo, cabe ação? seria indenizado por isso? o que devo fazer?

Anderson disse...

se eu receber o PIS com atraso por que a empresa não declarou a tempo, cabe ação? seria indenizado por isso? o que devo fazer?

Cecilio Gomes disse...

Para Dt Souza,

Todos empregados que se sentirem prejudicados de alguma forma pode entrar na Justiça do Trabalho reinvidicando reparações.

É claro que você deve antes analisar o custo x benefício.

Boa Sorte

ANA PAULA disse...

boa noite a empresa que trabalho esqueceu de declarar o rais na data certa so foi declarado em julho,consultei o meu ja consta declarado me informaram que em dezembro sai o pis o senhor pode me informar realmente sai sai em dezembro?
obg.

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Paula,

É possível que saia em Dezembro sim, até o ano passado quando ocorria algo semelhante demorava em torno de 120 dias para ser liberado.

Sugiro vc ir consultando a Caixa pelo 0800 ou pelo site semanalmente.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio,

Recebo o meu PIS a sete anos, corretamente sempre no prazo estipulado pela C.E.F mas, nos últimos três meses mudei de empresa e já me desliguei dela estando desempregada no momento e o meu PIS ainda não foi depositado, sendo que a data para pagamento é Outubro. O que pode ser acontecido?!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se o seu PIS não está liberado pode ter acontecido da empresa que você trabalhava em 2012 não ter entregue a RAIS com os seus dados, isto deveria ter ocorrido até Março de 2013.

Verifique com eles, peça uma cópia da RAIS, se estiver certo leve na Caixa para ver o que está acontecendo.
Se estiver errado peça para eles emitirem uma RAIS retificadora te arrumando uma cópis depois de entregue para vc levar na Caixa.

Boa Sorte

Ana disse...

O contador da empresa que trabalho, não informou a rais dentro do prazo este ano, so informou dia 05 de julho.Ja fui varias vezes na caixa e ainda não esta disponivel, será que perderei o abono . O que devo fazer para agilizar esse processo.Tem um telefone do MTE em Brasilia?

Cecilio Gomes disse...

Para Ana,

Até o ano passado demorava em torno de 120 dias depois de entregue a RAIS.

Peça uma cópia dela na emrpesa, veja se o seu nome consta e se está tudo certo, em estando certo primeiro reclame an Caixa, se não rsolver reclame no MTE no próprio site ou por fone.

Fones: - Liberação do Abono Salarial – pelo telefone 0800726-0207 para benefício do PIS e 0800729-0722 para benefício PASEP

SITE: http://portal.mte.gov.br/faleconosco/

Boa Sorte

Marcia Melo disse...

Solicito informação de quando será feito o pagamento do PASEP previsto para período de 02.12.2013 conforme consta na (RESOLUÇÃO Nº 714, DE 3 DE JULHO DE 2013 Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 2º, desta Resolução) no período de 02.12.2013 a 30.06.2014) Até a presente data não foi repassado o pagamento para o Banco do Brasil

Marcia Melo disse...

Solicito informação de quando será feito o pagamento do PASEP previsto para período de 02.12.2013 conforme consta na (RESOLUÇÃO Nº 714, DE 3 DE JULHO DE 2013 Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 2º, desta Resolução) no período de 02.12.2013 a 30.06.2014) Até a presente data não foi repassado o pagamento para o Banco do Brasil

Marcia Melo disse...

Solicito informação de quando será feito o pagamento do PASEP previsto para período de 02.12.2013 conforme consta na (RESOLUÇÃO Nº 714, DE 3 DE JULHO DE 2013 Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 2º, desta Resolução) no período de 02.12.2013 a 30.06.2014) Até a presente data não foi repassado o pagamento para o Banco do Brasil

Cecilio Gomes disse...

Para Marcia Melo,

Esta sua solicitação deveria ter sido enviada ao site do MTE.

Em todo caso segue uma dica: peça uma Cópia da RAIS no orgão que você trabalha e veja se os seu dados que foram enviados estão corretos, se não peça correção, se corretos reclame no MTE.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia
Cecilio vc ja sabe se alguem recebeu esse ano o pis , que a rais nao foi entrege corretamente
o meu ja tem 90 dias.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Este ano a última informação que tive é de que os pagaementos serão liberados em Dezembro, porém foi a informação de uma pessoa na mesma situação que você, só que o dele competa 120 dias em Dezmebro.

Boa Sorte

Marcia Melo disse...

Servidor publico demitido com remuneração inferior à 2 salário mínimo e com mas de 5 anos inscrito no PASEP e informado nas reais 2012 em atraso tem direito ao PASEP ?

Marcia Melo disse...

Servidor publico demitido com remuneração inferior à 2 salário mínimo e com mas de 5 anos inscrito no PASEP e informado nas reais 2012 em atraso tem direito ao PASEP ?

Cecilio Gomes disse...

Para Marcia Melo,

Se o servidor tiver direito a entrega da RAIS com atraso não invalida este direito.

Ele apenas receberá também com atraso.

Boa Sorte

shirley disse...

Bom dia cecilio

Faço aniversario em março e pelo calendario deveria ter recebido o meu pis em outubro mas não consegui pois a empresa que trabalhei tinha feito a rais errada ,fui ate a caixa economica e logo apos ao mte e la eles me informaram que eu teria que solicitar a retificação com a empresa ,assim foi feito a empresa me enviou por email o protocolo de retificação então voltei no mte para verificar e foi corrigido certo,dai me informaram que eu receberia meu pis no dia 05/12/2013 mas estive na caixa e não tem nada liberado ,gostaria de saber qual o prazo para a liberação sendo que a correção foi feita em outubro de 2013?quando que eu poderei receber .Att shirley

Cecilio Gomes disse...

Para Shirley,

Quando ocorre este caso de retificação ou entrega de RAIS com atraso tem demorado em torno de 120 dias para o pagamento ser liberado.

Boa Sorte

clemilson disse...

Bom dia cecilio!
Sou resposavel pra informar a rais de municipio, pois enviei umas rais/2012 retificadora em agosto de 2013. Gostaria de saber quando essas pessoas vão ter direito esse abono.pois ja não aguento mais eles querendo saber qdo sai.
Obrigao!

Cecilio Gomes disse...

Para Clemilson

Tem demorado em torno de 120 a 150 dias após entregue a retificadora para serem liberados os pagamentos para quem direito.

Fiquei sabendo que as entregues em Julho estão sendo liberadas agora em Dezembro.

Boa Sorte

Diego disse...

Bom dia,

O meu caso é o seguinte:
Em 2008 tive meu primeiro emprego formal em uma empresa privada e, logo, um numero inscrição PIS.
Em 2010, trabalhei no IBGE, onde meu número PIS passou a ser PASEP.
Em 2012, trabalhei 45 dias em uma empresa privada novamente.
Neste ano de 2013, completei 5 anos de PIS. Pelas características, tenho direito ao PIS.
Entretanto, quando me dirijo a CEF eles dizem que meu registro é PASEP e que o mesmo é administrado pelo Banco do Brasil. Ao ir ao BB eles me dizem que é PIS e que a CEF deve resolver meu caso.
No final das contas, um manda pro outro e eu fico nesse impasse.
O que devo fazer?
P.S. Liguei pra empresa que trabalhei em 2012 e eles informaram a RAIS normalmente.

Cecilio Gomes disse...

Para Diego Espiríto Santo,

O mais importante é saber se onde você trabalhou em 2012 foi enviado a RAIS com os seus dados.

Contate a empresa e peça uma cópia da RAIS com o seu nome, se estiver errado ou não tenha o seu nome peça para corrigirem;

Boa Sorte

Diego disse...

Oi Sr. Cecílio Gomes,

Muito obrigado. Entrei em contato com a empresa, consegui a copia da RAIS Ano-Base 2012. Nela estão contidos meu nome, CPF, Carteira de Trabalho e PIS corretamente.

Devo procurar a CEF para questionar o que falta para eles identificarem meu PIS como administrado por eles?

Obrigado novamente!

Cecilio Gomes disse...

Para Diego Espirito Santo,

Isto mesmo, primeiro procure a CAIXA com a cópia da RAIS se não resolverem contate o Ministério do Trabalho ( MTE ) por fone ou pelo site.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde
venho aqui falar que recebi meu pis hj 13-12-2013 peguei a rais e setembro.
abraço

Cecilio Gomes disse...

Muito bom, RAIS entregue em setembo e pagaemnto saindo em Dezembro ( menos de 120 dias ).

Boa Sorte a Todos

Anônimo disse...

Caro Cecilio, a minha situaçao é a seguinte: em março de 2006 comecei a trabalhar em uma empresa privada, trabalhei la ate março de 2011, em novembro de 2011 ingressei como funcionario publico, em 2011 e 2012 recebi pis este ano 2013 eu deveria ter recebido meu pasep quando fui no banco do brasil receber constava um numero novo de pasep pra mim que foi criado quando comecei a trabalhar como funcionario publico, corri atras e hoje vi na minha folha de pagamento que a fazenda fez a unificaçao do meu numero e que prevaleceu o numero que foi criado em 2006, tenho direito de receber o abono deste ano ainda? desde ja agradeço....

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Pelo jeito houve erro da empresa pública que não deveria ter criado um novo cadastro, existem regras específicas para este caso.

Como houve duplicidade de cadastro é efetuado a unificação, até ai correto.

Se vc irá receber ainda este ano eu não saberia te dizer ao certo, mas que se vc tiver direito ainda receberá neste período de pagamentos que irá até Junho/2014.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecílio,
Bom dia!
No caso do funcionário público que teve criado PASEP indevidamente, porque já tinha PIS. Não seria o caso dele solicitar a alteração da RAIS Para o número de PIS anterior? Se não for feita a alteração da RAIS para o número de PIS antigo,(com o número novo não terá 5 anos) ele não vai receber. Não é isso?
Abraço.

Anônimo disse...

Boa noite, o MTE informa que está com problemas na serpro no envio para o Banco do Brasil dos dados declarados da RAIS, e após o dia 18 de dezembro pode normalizar. Dia 18 é dia de reunião do CODEFAT e tem na pauta assunto sobre o PASEP, será se depois dessa reunião que realmente vão liberar o recurso ou seja isso de problemas de envio não é só conversa, porque já me deram duas datas por email e nunca cumprem com o pagamento. Espero que 0s 120 dias ainda estejam valendo, vou consultar a data que enviamos. Desde já muito obrigado.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Correto, para contagem do tempo o que vale é o primeiro cadastro, não importa se PIS ou PASEP.

Quando há alteração de empresa de pública para privada ou vice versa sempre permanece a data do primeiro cadastro, muda apenas de administrador, de CAIXA para BANCO DO BRASIL ou vice versa.

Boa SDorte

Unknown disse...

O CONTADOR MANDOU A RAIZ 5 DIAS ATRASADO MEU PIS AINDA NÃO VEIO
ERA PRA RECEBE EM SETEMBRO
VOCE DIZ QUE APOS 120 DIAS QUE MANDOU A RAIZ É QUE RECEBE
MAS QUEM MANDOU ATRASADO TEM QUE MANDAR DE NOVO OU NÃO , EU VOU RECEBER A RAIZ POR ELE TER MANDADO 5 DIAS ATRASADO .

Cecilio Gomes disse...

Para Eu e Meu Salvador,

5 dias de atraso não é motivo para seu PIS não ter saído.

Supondo que foram 5 dias de atraso em relação a data que deveria ter sido entregue que foi em Março/2013.

Deve estar com algum outro problema, peça para ver a cópia da RAIS, data de entrega exata, se o seu nome consta e se os valores estão corretos.

Se tiver algo errado peça para corrigirem enviando uma RAIS retificadora, se estiver tudo certo, peça uma cópia da RAIS e reclame na CAIXA, se não resolverem reclame no MTE.

Boa Sorte

Claudete disse...

Bom dia Cecilio. Me chamo Claudete e estou com um problema. Sou funcionaria publica estadual em tempo de aposentadoria com liquidação pronta e tudo. Porem entre os documentos solicitados para requerer a aposentadoria pede-se uma declaração do PIS da Caixa Economica Federal e uma do Banco do Brasil (PASEP). Contudo ao solicita-las descobri que tenho dois numeros de PIS ativos na Caixa mais O PASEP no Banco do Brasil.Ao pedir a unificação fui informada que os procedimentos foram feitos, porem que a unificação só ocorrerá em abril de 2014. Isso é de fato verdadeiro?
Um abraço!

Claudete disse...

Bom dia Cecilio. Me chamo Claudete e estou com um problema. Sou funcionaria publica estadual em tempo de aposentadoria com liquidação pronta e tudo. Porem entre os documentos solicitados para requerer a aposentadoria pede-se uma declaração do PIS da Caixa Economica Federal e uma do Banco do Brasil (PASEP). Contudo ao solicita-las descobri que tenho dois numeros de PIS ativos na Caixa mais O PASEP no Banco do Brasil.Ao pedir a unificação fui informada que os procedimentos foram feitos, porem que a unificação só ocorrerá em abril de 2014. Isso é de fato verdadeiro?
Um abraço!

Cecilio Gomes disse...

Para Claudete,

Realmente o resultado da unificação só deverá ocorrer em Abril, pois a data limite para entregar a RAIS é Março.

Entretanto acredito que deva haver uma outra solução para você não ter que esperar tudo isso.

Acione o MTE por fone ou por email, pode ser que lees tenham esta solução.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio, quando a empresa entrega a RAIS de 2013, somente em 2014, os funcionários tem direito a receber o PIS?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

A RAIS relativo a 2013 realmente só deverá ser entregue até Março de 2014.

A RAIS de 2012 deveria ter sido entregue até Março 2013.

Se a empresa não o fez, ainda pode faze-lo, independente da data.

Apenas ocorrerá atraso no recebimento de quem tenha direito.

Veja as regras a seguir:

PIS - ABONO E RENDIMENTOS VOCÊ TEM DIREITO? QUAL DELES? VEJA AS REGRAS



Em atenção a algumas indagações efetuadas neste Blog, por email e outros este Blog informa :


Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS? (O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento )

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:
- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP, ( Completados no ano base )

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.

- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR ).


RENDIMENTOS do PIS? ( São os juros de 3% a.a. calculados sobre o saldo da cota do trabalhador ).

- Tem direito o trabalhador cadastrado no programa até 1988 e que não tenha direito ao abono por algum motivo e que esteja enquadradado pelo menos no primeiro ítem da relação anterior, são creditados anualmente e pagos no mesmo calendário do abono salarial

Boa Sorte

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 600 de 721   Recentes› Mais recentes»