Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Horário Brasileiro de Verão

A 41ª edição do Horário de Verão (2011-2012) terá início à zero hora do dia 16 de outubro de 2011 (16/10/2011) e terminará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012 (26/02/2012) (Decreto 6558/2008 de 08/09/2008).

O horário de verão 2011/2012 COMEÇA a partir de 0h do dia 16 de outubro de 2011. Significa que, da noite de sábado 15 para domingo 16, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigora deverão adiantar seus relógios em uma hora.

O horário de verão 2011/2012, Deveria TERMINAR no Terceiro Domingo de Fevereiro, entretanto No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

Este ano o Estado da Bahia, único do Nordeste também participará do Horário de Verão.

O ano de 2011 é o Terceiro em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro.

O horário de verão é um assunto bastante polêmico, gerando bastante controvérsia e possui defensores tanto do lado de quem quer que ele continue como do lado de quem acha um insensatez.

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como conseqüência ocorre uma maior segurança e confiabilidade operativa do sistema nas horas mais críticas, minimizando a necessidade de investimentos para atendimentos sazonais em áreas localizadas, evitando-se também a sobrecarga nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia.

Além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados, este ano o Estado da Bahia voltará a participar.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Nenhum comentário: