Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Calendário de Pagamento do PIS 2013 / 2014


255 comentários:

1 – 200 de 255   Recentes›   Mais recentes»
Radio Cidade sc disse...

ola onde eu posso consultar se minha empresa declarou rais 2012 fui consulta a caixa economica sobre pis mas dizem que nao ha beneficio mas ganho menos de dois salarios e ja trabalho desde 2011 e 2012 abraços

Cecilio Gomes disse...

Para Radio Cidade,

A maneira mais fácil é você pedir uma cópia da RAIS na empresa e verificar se consta seu nome.

Veja as regras paa receber o PIS a seguir:

Em atenção a algumas indagações efetuadas neste Blog, por email e outros este Blog informa :


Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS? (O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento )


Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:


- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;


- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;


- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.


- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR ).


RENDIMENTOS do PIS? ( São os juros de 3% a.a. calculados sobre o saldo da cota do trabalhador ).


- Tem direito o trabalhador cadastrado no programa e que não tem direito ao abono por algum motivo e que esteja enquadradado pelo menos no primeiro ítem da relação anterior, são creditados anualmente e pagos no mesmo calendário do abono salarial.

EMILIO OLIVEIRA disse...

Cecilio a informaçao que para ter 5 anos de cadastro so leva em consideraçao o ano esta correta, consultei meu pis e esta desponivel para sacar na data conforme pagamento!! entao quem foi cadastrado ate dezembro de 2008 ja tem 5 anos de cadastrado (2008,2009,2010,2011,2012)

Cecilio Gomes disse...

Para Emilio Oliveira,

Muito bom, PESSOAL informação interessante, quem puder divulgue.

Professor Cláudio Santos disse...

Caro Cecílio,

Trabalhei em uma empresa 1,5 ( um ano e meio - até maio de 2013. Contudo, a caixa está me informando que a mesma não declarou a RAIS 2012, para eu receber o PIS em 2013. Estou em Salvador, mas a empresa tem sede em Roraima, ela abriu somente um escritório aqui enquanto prestava serviço, agora não existe mais esse escritório, não estamos conseguindo o contato com a mesma para nos informar sobre quando vai fazer a declaração do RAIS.

Tendo em vista que desde maio quando ela perdeu o contrato de trabalho e nos demitiu ainda não nos pagou a rescisão. O nosso sindicato entrou com uma ação no Ministério do Trabalho para recebermos nossa rescisão,já que a empresa não pagou nada.

Assim, como o sindicato a colocou no Ministério do Trabalho, onde estamos acompanhando a ação, aqui em Salvador, NÃO CABE AO MINISTÉRIO DO TRABALHO FAZER A EXIGÊNCIA PARA QUE A EMPRESA DECLARE A RAIS? Tem uma audiência em agosto 2013, o sindicato deve exigir ao Ministério do trabalho essa declaração?

A empresa pode lá de RORAIMA, fazer a declaração para o MTE?

O que o senhor poderia me dizer?

Agradeço a tenção!

Cecilio Gomes disse...

Para Professor Claudio Santos,

Meu caro isto é mais comum do que deveria ser, esta é + uma das empresas que não são sérias.
Acho que na ação que o sindicato está movendo deve incluir tudo, inclusive a verificação dos recolhimentos de todos encargos e benefícios sociais, entre ele o PIS.
Mesmo já tendo passado o prazo da entrega da RAIS que foi em Março a empresa pode e deve declarar mesmo com araso.
Boa Sorte

Unknown disse...

BOA NOITE CECILIO POIS BEM MINHA PERGUNTA É SE O DECIMO TERCEIRO E FERIAS E CALCULADO INTEGRAL OU NAO PARA O CALCULO DO PIS

Cecilio Gomes disse...

Para Emerson,

O cálculo para saber se a pessoa tem direito ao PIS é efetuado pela média em salários recebidos no ano, veja na empresa que trabalha como eles declararam na RAIS, se eles declararam certo ou não.
Bos Sorte

Unknown disse...

olá, trabalhei de janeiro de 2012 até fevereiro de 2012, consta na caixa que não tenho direito ao pis porque recebi mais de dois salários em 2012 mas estou com a copia da rais 2012 e não consta já que recebia 622,00 mais quebra de 136 e no mês de fevereiro pedi demissão e recebi 161 de acerto o que posso fazer para receber?

Cecilio Gomes disse...

Para Laila da Silva Borges,

Pegue a cópia da RAIS e reclame an Caixa, em último caso vá numa Delegacia do Trabalho de sua cidade.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio, fui informado pela contadora que ela esqueceu de colocar o nome de 2 funcionários na RAIS. Qual o procedimento para esse caso e como fica a situação deles em relação ao PIS e FGTS?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a contadora esqueceu ou precisa corrigir algo é só emitir uma nova RAIS retificadora, peça para ela consultar o próprio site onde ela emitiu a primeira vez e fazer a alteração.
Se fizer tudo certo e rápido, se estas pessoas tiverem direito ao PIS, possívelmente ainda receba neste próximo período de pagamento que irá até JUNHO/2014.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Gostaria de saber se caso a empresa não envie a rais do trabalhador, e isto ocasione um transtorno ao mesmo (contratado) o mesmo tem direito a receber alguma indenização da empresa?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Caso a empresa não envie a RAIS, além das penalidades impostas pelo Ministério do Trabalho acho que també deveria ressarcir a parte prejudicada ( o funcionário ).

Isto entretanto não ocorre, só por meio judical pode ser que ele venha a ser recompensado, caso você se ache prejudicado analise o custo beneficio e se achar necessário acione a empresa judicialmente.

Carol disse...

Boa tarde Cecilio, Descobri que a RAIS foi feita com numeros de PIS errados,a contabilidade trocou o numero de 3 funcionarios e segundo a CEF ja ate foram sacados.Ja pedimos a retificação e a mesma ja foi feita.Mas e agora quem pagara o PIS? Pois as pessoas que sacaram nao vão querer devolver certo?e a responsabilidade do erro de quem será??Obrigada



Cecilio Gomes disse...

Para Carol,

Minha nossa esta contabilidade errou por atacado.

Olha ainda não tinha visto um caso como este, mas acredito que como o PIS é pago pelo número e demais dados as pessoas que ainda não receberam irão receber depois de processado a informação de correção.

Boa Sorte

Mateus disse...

Cecílio Gomes, Fui no site da caixa pra consultar o meu pis e aparece uma mensagem dizendo "NAO HA BENEFICIOS PARA ESTE PIS" , o que quer dizer ? Já recebi ano passado, será que perdi o direito ?

Cecilio Gomes disse...

Para Mateus,

Se você recebeu o ano passado e nada mudou quanto a trabalho, salário, etc, era para você tr direito.

Pode ter aocntecido algum erro no envio da RAIS pela empresa que você trabalhe ou no sistema da Caixa.

Peça para ve a RAIS na empresa, peaç para conferir se os dados relativos a você estão certos, se houve algum erro peça para corrigirem por meio de uma RAIS retificadora.

Após a entrega da retificação deve demorar uns 120 dias em média para vc receber, pelo menos era mais ou menos o que demorava até o ano passado.

Boa Sorte

Andressa disse...

Cecílio, trabalho na Administração de uma grande empresa de Moveis há dois anos, e quando fui consultar o beneficio do PIS, me informaram que a empresa não enviou a minha Rais, já informei o RH e o mesmo disse que vai enviar uma carta de retificadora, mas o prazo para recebimento é de 120 dias após a carta, não é mesmo?? Você acha que tenho direito pedir para a empresa me adiantar este valor, pois foi um erro deles?? ou sou obrigada a esperar, mesmo que já estava contando este dinheiro?? Desde já agradeço a sua atenção.

Cecilio Gomes disse...

Para Andressa,


Pelo erro da empresa até que eles podem te fazer um adiantamento por meio de um " vale " ou outro meio.

Eles por lei acredito que não são obrigados, mas tente uma boa conversa, explique a situação para os responsáveis, mostre sua necessidade, etc.

Boa Sorte

Anônimo disse...

BOA TARDE CECÍLIO, EU ENTREI NO SITE DA CAIXA PARA VER SE TINHA DIREITO AO PIS. LÁ ESTAVA : Tipo do Benefício: ABONO SALARIAL
Situação: A PAGAR. E COMO EU NASCI EM JANEIRO JÁ ERA P/ TER CAÍDO SÓ QUE ATE AGORA NADA. O QUE PODE SER?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Para quem nasceu em Janeiro já era para ter começado za receber, entretanto como a Caixa stá em Greve é possível que esteja disponível para receber no caixa qdo acabar a greve.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia Cecilio. Trabalho desde dezembro de 2008, mas no ano passado (2012) eu só comecei a trabalhar em abril, na empresa em que eu me encontro atualmente. Logo, passou o prazo de declaração da RAIS. Na Caixa consta que eu não tenho o benefício para o meu PIS. Então nesse calendário atual eu não recebo? Desde já, agradeço!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Você deveria ter direito a receber se estiver dentro de todas as regras do PIS.
Neste período está sendo pago relativo ao ano base de 2012.
Acho que o problema não está em 2012 e 2013.
Como você informar que começou a trabalhar em DEZ de 2008 pode ser que esta empresa só tenha cadastrado você em 2009, portanto só completando 5 anos de cadastro este ano, ficando apto a receber só em 2014.
Verifique e boa sorte

Anônimo disse...

oi cecilio me chamo meire e tenho uma duvida, ja tiro pis a 8 anos, o ano passado so tive carteira assinada apartir de 01/12. mas o meu salario foi de 1.800 juntando salario e comissao. na carteira ta como salario e comissao de 2,50% este ano nascido em abril tira pis apartir de 15/10, mas não tinha nada pra pim, alguem me disse que eu junto todo salario de dezenbro ate hoje e divido por 12, se passar de 2 minimos eu não tiro, so que não ultrapassou o minimo dividindo desta forma 1.259 , porque deu um total de 15.115 salario de 10 meses, me ajude a tirar esta duvida, obrigada

Cecilio Gomes disse...

Para Meire,

Uma das regras do PIS é ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base ( neste caso 2012 )a outra é ter recebido em média 2 salários minimos no período trabalhado, no seu caso os meses de 2012 ( foi só dezembro ? )

Os dados de 2013 só serão levados em consideração em 2014, não entram para o cálculo agora.

Veja, se tiver dúvida peça uma cópia da RAIS na emrpesa que trablaha para ver como seus dados foi declarado.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde cecilio, aqui e meire novamente, no ano passado comecei a trabalhar em março em uma empresa que havia saído em dezembro, estava começando a tirar seguro desemprego, mas sai novamente final de setembro, dia 01/12/12 minha carteira foi assinada e de fato foi o primeiro mês do ano em que minha carteira foi assinada o ano passado, de lá pra cá tenho 10 meses de carteira nesta empresa, mas meu salario varia todo mês, mas sempre é em média 1.300 a 1.700,
por isso tenho duvidas, ano passado tive só um mês de carteira assinada, mas meu salario mais que 2 mínimos, sera por isso que estou sem pís este ano, o calendário diz 15/10/2013, mas não havia saldo. ??? me tire esta duvida por favor

Cecilio Gomes disse...

Para Meire,

Isto mesmo, se vc em 2012 só trabalhou 30 dias com registro e nestes 30 dias ultrapassou a média de 2 salários não terá direito ao abono.

No próximo período ( 2014 ) que pagará o PIS para os rendimentos de 2013 se vc ficar na média de 2 salários poderá receber.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia!
Ano passado recebi o abono salarial normalmente, e neste ano consta que "não há bebeficios para o meu pis".
Sendo que ano passado tive carteira assinada por mais de 30 dias, porem eu não trabalho mais na mesma empresa estou registrada em outra empresa, o que eu posso fazer?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Se até o ano passado você recebia normalmente e este não tem recebimento a ser efetuado, pode ter ocorrido:

1 - Erro na RAIS pela empresa que vc trabalhava.

2 - Ou seu nkme não foi relacionado na RAIS.

Sugiro procurar a empresa e pedir uma cópia da RAIS para ver se o seu nome consta, caso positivo leve na Caixa para reclamar, caso tenha erro peça para a empresa emitir uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá Boa tarde , gostaria muito de uma informação sobre meu PIS , fui a caixa receber o meu e fui informada que tenho direito , mas que estava bloqueado por erro da empresa , fui a empresa como me informaram peguei a RAIS , Mas mesmo assim não conseguiram liberar pois no sistema estava que recebia mas de um salário más não e verdade, pediram para mimi procurar o ministério do trabalho, será que receberei o PIS mesmo assim .

Cecilio Gomes disse...

Para Luciana Senna,

Se pela RAIS for comprovado que sua renda é de zaté 2 salários minimos e você estiver ok em todas as regras e Ministério efetuar a correção você certamente receberá ainda neste período de pagamentos que irá até JUNHO/2014

Boa Sorte

Unknown disse...

olá Cecílio gostaria muito de sua ajuda e informação sobre o PIS . fui a caixa e fui informada que tenho direito , mas que estava bloqueado pedira a raiz , fui a empresa e solicitei a raiz e levei mas mesmo assim não conseguiram liberar . porque está constando que recebia mas de um salário da empresa que fui demitida o ano passado , me pediram para procurar o ministério de trabalho e está contando que em um ano recebi mas de 14.000 impossível , trabalhei apenas 3 meses e recebia pouco mas de um salario minimo por favor me diz o que faço e se receberei ainda meu PIS . GRATA LUCIANA

Cecilio Gomes disse...

Para Luciana Senna,

Se pela RAIS for comprovado que sua renda é de até 2 salários minimos e você estiver ok em todas as regras e o Ministério efetuar a correção você certamente receberá ainda neste período de pagamentos que irá até JUNHO/2014

Se na RAIS estiver errado peça para a empresa emitir uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa Tarde Cecilio, vejo que tem um grande entendimento de Abono Salarial e estou com um problemão..
No ano de 2012 tive dois empregos, um com duração de 5 meses e outro de 1 mês que foi no mês de Dezembro, por questão salário nem um dois dois ultrapassou o ultimo salário minímo, no entanto este ano quando fui verificar meu abono vi que não tive direito, solicitei a cópia da RAIZ as duas empresas.. e ao que tudo indica estava tudo certo.. por uma excessão..as férias e o 13º informados foram por motivo de recisão...
Como alguns foruns dizem que rescisão conta e outros não.. Procurei uma agencia da Caixa e o gerente da mesma me informou que eu não tinha direito pois todos os rendimentos entram no calculo..
Mas ainda assim continuo vendo pessoas que ganham 13º e ainda assim recebem o abono.

Afinal eu tenho direito ou não??
O que preciso faze???

Aguardo.

Unknown disse...

Cecilio,verifico que é um grande conhecedor e gostaria que pudesse me tirar algumas dúvidas.

No ano base de 2012 eu trabalhei em duas empresas, uma por um periodo de 6 meses e outra em um periodo de 1 mês que seria Dezembro de 2012.
De acordo com meus salários, o mesmo não superaria dois salários minímos.
Acreditei que teria direito este ano, mas qual não foi minha surpresa quando verifiquei que meu pis não foi liberado.
Entreºi em contato com a caixa no 0800 e fui orientada a solicitar a cópia da RAIZ e a única coisa a mais informada era as férias proporcionais e o 13º proporcional , a minha recisao.
Fui a uma agencia Caixa com estes papeis e o gerente me informou que eu não teria direito por uma porcentagem bem pequena e que todo tipo de rendimento entra no calculo do abono mesmo sendo recisão.

Por fim, vejo em blogs e com amigos que eles tiveram direito... mesmo recebendo férias e 13º..
afinal o calculo de recisão entra ou não no calculo do pis???

Como devo proceder???

Aguardo

Cecilio Gomes disse...

Para Kelly Martins,

Na verdade devem ser considerados todos rendimentos obtidos pela pessoa.

Ocorre que em alguns casos a empresa não declara a rescisão na RAIS ( multas, 13º, férias, aviso prévio , ocorrendo então de algumas pessoas receberem.

Boa Sorte

Unknown disse...

Para ser mais especifico o que conta para calcular a media de dois salarios minimos...vale refeicao e vale transporte entra na conta ?

Cecilio Gomes disse...

Para Ricardo Pereira,

Entra tudo que a empresa relacionou na RAIS como salários, horas, extras, prêmios, etc, se a empresa declarou também os VALES refeição e transporte e recolheu os impostos está correto, agora se ela só declarou e não recolheu está errado.

Boa Sorte

Unknown disse...

Obrigado pelos esclarecimentos. De fato nao recebi pois minha empresa so declarou a raiz dia 3 de setembro , axo q receberei pois a msm so declaeou o salario base (820,00) e o decimo terceiro , deixando em media 200,00 de horas extra sem declarar. Sera que por esse motivo meu fgts esta sendo depositado diferente do valor que consta no holeriti ? Ou o fgts nao tem relacao alguma com a raiz ?

Cecilio Gomes disse...

Para Ricardo Pereira,

Não tem relação direta ( FGTS e RAIS ), porém os valores deveriam ser declarados iguais.

Para saber se a empresa está recolhendo o FGTS corretamente sugiro consultar na Caixa, se vc tiver o Cartão Cidadão pode fazer o cadastro no site e consultar pelo site.

A Caixa normalmente envia pelo correio de tempos em tempos um extrato da conta do FGTS, se vc não estiver recebendo procure uma agência para atualizar seus dados.

Boa Sofrte

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio, minha empresa retificou a Rais em Julho de 2013 ano base 2012, será que recebo meu Abono do Pis em Dezembro ? pois até agora só consegui sacar os rendimentos meu salario é de R$ 800,00.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa retificou a RAIS e você tiver direito pode ser que receba ainda neste período de pagamento que vai até Junho/2014.

No seu caso é conveniente que você consulte a a Caixa pois naõ sei se é possível receber rendimentos e abono num mesmo período de pagamentos.

Boa Sorte

ana daisy disse...

Ola..fui receber meu pis no periodo determinado em outubro e n tinha nada la, liguei pra caixa e disseram q a contadora n declarou a rais entao no dia 14 de outubro ela declarou, mais ate agora n saiu nada ligo pra caixa e eles dizem q tem q atualizar o sistema, porem fiz uma consulta e no site me diz q a rais de 2012 foi entregue e a de 2013 foi feita agora 14 /10 e agora ficou o impace sera q recebo este beneficio ainda ou vou ter q esperar pra receber o pis de 2014, me ajude a tirar a minha duvida obg,,

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Daisy,

Se a empreaa entregou a RAIS corretamente e você se encaixar em todas as regras deverá receber ainda nesta período de pagamentos que irá até Junho de 2014.

Boa Sorte

ANA DAISY disse...

Cecilio,o contador q não declarou a rais ano passado,qual o prazo maximo ele tem pra declarar essa rais?No meu caso aconteceu assim,disseram q ate o dia 30/10 porem minha contadora declarou ate antes no dia 14/10 quanto tempo leva pra caixa atualizar e ser depositado o pis?Ja fazem 5 anos q recebo,to dentro do perfil e por causa da contadora não recebi ate agora,so queria ter uma certeza se realmente irei receber e uma previsão,..Pois alguns dizem q e preciso passar essas rais pelo ministerio do trabalho pra depois ser repassado pra caixa,essa informação procede..Muitas duvidas.rsrs Mais desde já agradeço a sua atenção!!

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Daisy,

Se ela já enviou a RAIS você receberá ainda neste período de pagamentos que irá até Junho/2014.

Tem demorado em torno de 120 dias depois de entregue a RAIS normal ou retificadora para serem liberados os pagamentos.

É claro que se vc pegar uma cópia da RAIS, reclamar primeiro no MTE, pode até ser por fone ou pelo site deles no fale conosco, para ver se está em processamento e depois que eles derem o OK reclamar também na Caixa, isto pode ajudar.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecilio, a minha empresa declarou a Rais incorreta e fez a retificação em 28/07, diante deste fato a caixa só me pagou os rendimentos, ontem tirei o extrato e consta que receberei a diferença do Abono mas isso ainda pode ocorrer esse ano ? No extrato diz: DIFERENÇA DE ABONO SALARIAL A PAGAR. Obs: sou correntista da Caixa.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Você receberá a diferença, agora não sei se ainda este ano, mas como o pagamento do PIS vai até Junho/2014 você deverá receber até lá, é interessante vc checar se não foi creditado em sua conta, caso não consulte a Caixa, pode ser que o pagamento já esteja liberado.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia Cecílio, obrigado pelas informações, só queria informar que a caixa já liberou meu pis....antes tarde do que nunca rsrsrs...A todos que sua empresa declarou a rais com atraso não parem de consultar!

Abraços

Cecilio Gomes disse...

Muito bom Ricardo Pereira, isto quer dizer que demorou menos de 120 dias que era o que demorava antes.

Boa Sorte

Priscilla disse...

Boa noite Cecilio, eu sou pensionista a um ano, recebo pensão por morte da minha mãe. Gostaria de saber se tenho direito ao recebimento do PIS? possuo a certidão emitida pelo INSS para recebimento do PIS, mas não sei se minha mãe era cadastrada no programa, será que receberei o PIS mesmo assim?

Cecilio Gomes disse...

Para Priscilla,

Com a certidão você poderá sacar as cotas do PIS ( caso ela tenha sido cadastrada antes de 1988 ) é o saque de herdeiros por morte de participante do PIS, pode também sacar os rendimentos caso ainda não tenha sacado as cotas.

Abono você só tem direito se o participante do PIS tenha trabalhado pelo menos 30 dias e tenha seus dados sido informados na RAIS de 2012 que foi entregue este ano.

Boa Sorte

alessandra disse...

Olá bom dia , quero tirar uma duvida no ano de 2013 eu fui para receber o meu abono salarial porem nao constava nada ,fui informada pela caixa economica que no ano de 2012 eu recebi mais de 25 salarios minimos,porem o valor q eu recebia era bem menos que dois salarios minimos ,fui ate a empresa para pegar a rais e la estava o valor errado do mes de dezembro ao inves deles colocar que foi pago apenas 1 dia trabalhado de dezembro ele colocou o valor da rescisão , isso fez com que ultrapassava o valor do meu salario , a caixa nao me informou sobre isso apenas disse para volta no final do ano para receber , voltei em dezembro e outro atendente quem me explicou melhor que a empresa deveria fazer a retificaçao da rais , estou no "pé" da empresa desde 06/12/2013 e até agora eles disseram que foi feito porém nao da para mandar pois a caixa esta com site em manutençao , quero saber se eu teri ainda o direito do abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Alessandra,

A segunda informação que te deram na Caixa foi a corretam qualquer erro em RAIS só é corrigido com a emissão de uma 'Retificadora " que é o que deve ser feito pela empresa.

Que o site da Caixa teve alguns problemas é real, mas não ficou 30 dias em manutenção.

Se eles enviarem a RAIS rápido é possível que vc ainda receba neste período de pagamentos que irá até JUNHO/2014

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá
Meu 1 registro foi em novembro de 2009, e trabalhei o ano de 2013 inteiro com salário menor que 2 mínimos. Achei que fosse ter direito ao Pis 2014/2015... mas qdo consulto aparece NÃO HÁ BENEFICIOS PARA ESSE PIS. O que acontece? Obg

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Ainda não iniciou o período de pagamentos do PIS 2014/2015 que tem como base o ano de 2013.

Deverá iniciar entre Julho e Agosto.

Talvez seja por isto que ainda não tem benefícios para você.

Boa Sorte

Ana Beatriz disse...

Bom dia Cecilio.
Fui cadastrada no pis no 1° emprego em abril/2009 e fiquei até janeiro/2009. E no 2° emprego em abril/2011 até hoje. Eu tenho direito ao abono em 2014 ou só em 2015, tendo em vista que meu salário é menos de 2 salários mínimos e completei 5 anos de pis em abril/2014?

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Beatriz,

Por tempo ( 5 anos ) você terá direito ao PIS que começará a ser pago no segundo semestre de 2014 ( acredito que a partir de Agosto ), só precisará saber se vc estará dentro de todas as regras.

Boa Sorte

LUCIANA SENNA disse...

Olá Cecílio gostaria de saber se tenho direito ao PIS referente a 2013. fui a caixa o ano passado e não consegui sacar pediram para solicitar a rais , fui encaminha para o ministério de trabalho que me informou que a rais que a empresa me enviou não teria como pois no més de maio de 2012 laçaram meu salario com as horas extra que deu mais de dois salários , será que ainda tenha algo que eu possa fazer ou já perdi mesmo o direito , gostaria muito da resposta muito obrigada um forte abraços !

Anônimo disse...

Boa tarde!!
Por favor preciso de uma ajuda.. trabalhei em uma empresa até julho de 2012, o ano passado nao pude receber o pis pq segundo a caixa recebia mais de 2 salário. Porem agora desde de marco de 2013 estou em outra empresa recebendo menos de 2 salários e me enquadro nos outros requisitos. Será q tenho direito a receber esse ano?? Agradeço a atenção! !!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a média de sua renda em 2013 for inferior a 2 salários você possívelmente terá direito a receber o abono no período 2014/2015.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Luciana Senna,

No período 2014/2015 se vc estiver dentro de todas as regras/requisitos você possívelmente receberá o PIS.

Boa Sorte

Anônimo disse...

ola cecílio, o meu caso e que a minha empresa declarou o meu PIS incorreto, foi feita uma retificação
só que atrasada ate a e tudo bem quando fui sacar o abono diz que não tem abono disponível procurei a caixa e la o atendente me disse que não ta no sistema do mte, só que tenho como provar que foi feito a retificação, procurei o mte daqui da minha cidade e o que me disseram que o sistema esta indisponível no momento e não tem previsão de voltar , e agora como fico sendo que o praso pra mim receber esta acabando termina dia 28/06, a quem e devo recorrer me chamo luana699

Cecilio Gomes disse...

Para Luana,

Sugiro pegar uma cópia da retificação na empresa e continuar insistindo no MTE e na Caixa.

Contate com eles dia sim dia não, até ter a solução.

Inclusive sugiro também vc verificar na emrpeaa se a RAIS deste ano que deveria ter sido entregue até Março está com seus dados corretos.

Boa Sorte

ca com os meus botoes disse...

Tem como saber se o numero de pessoas que tem direito ao 14 não procuram e perdem o direito?

Unknown disse...

Cilio eu comecei a trabalhar em 2009 esse ano de 2014 eu tenho direito ao pis

Cecilio Gomes disse...

Para Valdiney Carvalho,

Por tempo sim, você já terá direito ao PIS neste próximo calendário 2014/2015 que deverá se iniciar entre Julho e Agosto.
Precisa analisar se você cumpre todas as regras.

Veja neste Blog a postagem sobre quem tem direito.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá, trabalhei até outubro de 2012 tenho direito ao pis 2014/2015

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Vejamos: Quem tem direito a PIS recebe no seguinte calendário:

Trabalhou 2012 - Recebe 2013/2014

Trabalhou 2013 - Recebe 2014/2015

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá. Ano passado 2013 não peguei meu pis,pois não estava disponivel,sendo q estava dentro dos critérios para receber. Fiz uma consulta de rais pela internet e consta a empresa q trabalhei em 2012.,a q eu trabalhei em 2013 não apareceu. A última pode não ter declarado a rais? Ainda tem jeito ou perdi o pis 2013?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Nãio ficou claro se o PIS que você não recebeu se refere a qual período.

Vamos a alguns exemplos:

RAIS de 2012 deveria ser entregue até Março 2013 - Pagtos efetuados de de Julho de 2013 até Junho de 2014.

RAIS de 2013 deveria ter sido entregue até Março de 2014 - Pagtos deverão ser efetuados de Julho/|Agosto de 2014 até Junho de 2015.

Se você não recebeu referente a RAIS de 2012, houve algum problema que deveria ter sido pesquisado antes, agora talvez não de tempo regularizar, em todo caso vá a uma agencia da Caixa para ver por que você não recebeu o pIS em 2013 relativo a RAIS de 2012.

Referente a RAIS de 2013 o pagto ainda não foi liberado, devendo ocorrer a partir de Julho ou Agosto em diante.

Boa Sorte

Leanderson disse...

Boa Tarde Cecilio,Tenho Uma duvida,Meu 1º registro foi em 2006 Por tanto já tenho mais que 5 anos,Trabalhei de carteira assinada no ano passado entre o mês 7 ao mês 10, recebendo um salario de 870,00.Eu estava achando que esse ano eu receberia o Pis por tanto fui consultar o site da caixa para ver se teria direito e costa que "NÃO HÁ BENEFICIOS PARA ESSE PIS" Ai me vem a duvida será que eu não tenho mesmo Direito Ou e cedo para fazer essa consulta.Desde já agradeço e tenho que ressaltar que vc está de parabéns pelo blog

Cecilio Gomes disse...

Para Leandserson,

Sim ainda é cedo para consulta, no seu caso pelo que entendi você trabalhou em 2013, este ano base só terá seu pagamento liberado a partir de Julho/Agosto de 2014.

Boa Sorte

Unknown disse...

Ano passado recebi o pis e neste mesmo ano trabalhei até marco ou seja trabalhei mais de trinta das em 2013. Este ano de 2014 tenho direito ao pis?

jr disse...

Boa tarde Senhor Cecilio, tenho uma dúvida, fui demitido de uma empresa em março do ano passado e fui admitido em novembro do ano passado,gostaria de saber se vão ser as duas ou a última que declarou a rais.

jr disse...

Olá senhor Cecilio,tenho uma dúvida fui demitido em março de 2013 e fui admitido em outra empresa em novembro de 2013, quero saber se a duas vao declarar a rais ou vai ser a última que fui admitido?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

As 2 empresas devem declarar seus dados na RAIS.

Isto deveria ter ocorrido até Março/2014.

O Pagto relativo ao ano base 2013 deverá se iniciar em Julho/Agosto 2014.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Nanda Carmo,

Se você trabalhou mais de 30 dias em 2013, se a empresa declarou corretamente seus dados na RAIS que deveria ser entregue até março de 2014 e voc estiver dentro de todas as regras terá direito ao PIS em 2014.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa Tarde Cecilio!

Ano passado trabalhei em uma empresa até março na qual ganhava um pouco a mais que dois salários mínimos, saí de lá e passei a trabalhar a partir de junho com um salário um pouco acima de um salário mínimo. Terei direito ao pis? Pois consulto pelo meu cartão cidadão e não consta nenhum valor a receber.

Anônimo disse...

Boa Tarde Cecilio!

Ano passado trabalhei em uma empresa até março na qual ganhava um pouco a mais que dois salários mínimos, saí de lá e passei a trabalhar a partir de junho com um salário um pouco acima de um salário mínimo. Terei direito ao pis? Pois consulto pelo meu cartão cidadão e não consta nenhum valor a receber.

Anônimo disse...

Boa Tarde Cecilio!

Ano passado trabalhei em uma empresa até março na qual ganhava um pouco a mais que dois salários mínimos, saí de lá e passei a trabalhar a partir de junho com um salário um pouco acima de um salário mínimo. Terei direito ao pis? Pois consulto pelo meu cartão cidadão e não consta nenhum valor a receber.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

O PIS relativo ao ano base 2013 será pago no período 2014/2015 a partir de Agosto portanto ainda não aparecerá no cartão cidadão.

Precisa verificar depois também se as empresas que você trabalhou e trabalha enviou seus dados corretamente na RAIS que deveria ter sito entregue até Março/2014

Boa Sorte

jaqueline disse...

Senhor Cecilio Gomes tenho uma duvida trabalhei o ano passado de março ate novembro/2013 porem descobri que a empresa não informou ainda a Rais que teria ter sido feita ate março deste ano 2014 porem entre em contato com a empresa e eles informaram que estao providenciando a regulamentação disse que não conseguiu enviar a tempo .A minha duvida tem uma nova data pra entrega? E fui prejudicada no abono salarial pois recebia menos de 2 salarios e verifiquei não vou receber a lei me garante alguma coisa.?Tenho chance de receber ainda?
Obrigada Jaqueline

Cecilio Gomes disse...

Para Jaqueline,

As empresas tem o prazo até março, entretanto mesmo que entregue com atraso você não perde o direito, o que ocorre é que o pagamento só será efetuado depois da entrega da RAIS o que pode demorar um pouco mais.

O pagamento deste ano deverá iniciar-se a partir de Agosto de acordo com a data de aniversário.

Boa Sorte

Anônimo disse...

por favor cecilio a empresa entregou a rais ano 2012 em 27/01/2014 sera que poderei receber meu abono abraço

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Puxa esta empresa que você trabalah parece não ter organização, entregar a RAIS com 1 ano de atraso é muito certo?

Sugiro você falar com eles para ver se entregaram a de 2013 na data certa, caso negativo, vá cobrando.

Direito a receber é para ter, agora não sei se dará tempo pois o pagamento de 2013/2014 irá até 30.06.2014.

Em Agosto deverá iniciar-se o pagamento 2014/2015.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia. Ano passado trabalhei de Janeiro a Outubro ganhando mais dee 2 salários, no mês de Novembro e dezembro trabalhei com menos de 2 salários, tenho direito a Pis este ano? Aguardo

Anônimo disse...

Sobre o pis 2014/2015 já da pra saber c tem direito pelo site da caixa ou cartão Cidadao

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

A partir de 15.07.2014 já pode cdosnultar para saber se tem direito ao PIS 2014/2015.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

PARA ANONIMO,

O cálculo é efetuado pela média dos meses trabalhados, se a sua média for inferior a 2 salários terá direito caso contrário não, agora precisa ver se as empresas enviaram a RAIS corretamente.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Amigão , no site de consulta da CEF consta a situação do PIS2014 "Pago 00,00"

Porque , será que não tenho mais esse abono salarial este ano?

Grato!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

A consulta no site da Caixa relativo ao PIS 2014/2014 só começará a aparecer após 15.07.2014 que é quando começará os pagamentos escalonados de acordo com a data de nascimento das pessoas.

Veja neste blog a postagem d e28.06.2014 com o título:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO

Boa Sorte

Ricardo disse...

Boa Tarde, Sr Cécilio!

O perdi o prazo de recebe o PIS 12/13 - era dia 30 jun 2014 o ultimo dia, gostaria de saber como faço para receber, eu mudei de endereço e passando no endereço anterior recebi a carta das mãos do porteiro.

Grato,

Ricardo Raphael.

Ricardo disse...

Boa Tarde, Sr Cécilio!

O perdi o prazo de recebe o PIS 12/13 - era dia 30 jun 2014 o ultimo dia, gostaria de saber como faço para receber, eu mudei de endereço e passando no endereço anterior recebi a carta das mãos do porteiro.

Grato,

Ricardo Raphael.

Cecilio Gomes disse...

Para Ricardo Raphael,


Os recursos do PIS de quem não recebeu no prazo 30.06.2014 retornou para o Governo.

Entretanto se vc tem direito a receber com base em 2013 o pagamento do próximo período 2014/2015 inicia-se em 15.07.2014 escalonado de acordo com a data de nascimento da pessoa.

Vena neste Blog a psotagem de 27.06.2014 com o Título:
Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO.

Boa Sorte

suellen disse...

Ola ano passado trabalhei mes de janeiro todo e a metade de fevereiro depois me afastei por doença sigo afastada até hoje.olhei meu pis na net e consta situação pago valor 00, 00.a empresa tem convenio com a caixa eu tenho conta na caixa e no calendário recebo dia 15 desse mes.mais na Internet não está constando

Cecilio Gomes disse...

Para Suellen,

Como os pagamentos só irá iniciar a partir de 15.07 acredito que até lá estarão disponíveis pela Net e pelo telefone 0800 da Caixa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Cecílio hoje 09 de julho de 2014 fiz uma consulta no site da caixa, e o meu pis estava com situação a pagar e o valor 724.
Tenho conta poupança e gostariat de saber se pode entrar na conta a partir de 15 de julho?
Nasci no mês de junho

Cecilio Gomes disse...

Para Roberval Martins,

Para quem tem conta corrente a Caixa tem deposiitado, agora para quem tem contas poupança não sei lhe dizer.

Veja neste Blog o calendário completo para 2014/2015 na postagem:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO de 28.06.2014.

Boa Sorte

Paulo disse...

CARO CECILIO...trabalhei 6 meses do ano passado e com um salario abaixo dos dois minimos para poder receber o PIS...ja recebo o beneficio a alguns tempo...mas consultei no site da caixa e consta que não existe beneficio para esse nº de PIS...estou dentro do perfil para receber e agora diz que não possuo beneficio...

Muito Obrigado..

Paulo

Paulo disse...

CARO CECILIO...trabalhei 6 meses do ano passado e com um salario abaixo dos dois minimos para poder receber o PIS...ja recebo o beneficio a alguns tempo...mas consultei no site da caixa e consta que não existe beneficio para esse nº de PIS...estou dentro do perfil para receber e agora diz que não possuo beneficio...

Cecilio Gomes disse...

Para Paulo,

Como a liberação de pagamentos deverá iniciar a partir de 15.07.2014 pode ser por isto que ainda não esteja constando.

Procure consultar após 15.07, veja neste blog a postagem:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO

Boa Sorte

Paulo disse...

caro Cecilio...verifiquei junto a empresa e a mesma não havia enviado a Rais...isso foi feito na data de hoje...gostaria de saber se ainda consigo receber dia 15/07 pois possuo conta na caixa...ou por causa do atraso na entrega da Rais vou ter que esperar uma nova data...

Cecilio Gomes disse...

Para Paulo,

Deverá aguardar uma nova data, até o ano passado quando ocorria isto demorava em torno de 90 dias para liberarem o pagamento.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia,

Gostaria de saber se os dois salários mínimos que são base para o pagamento desde ano, é o valor de R$ 678,00 (salário mínimo de 2013) ou de 724,00 (salário mínimo de 2014)?

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Kremer,

Como o cálculo é efetuado pela RAIS entregue pelas empresas em Março/2014 tem por base o salário minimo vigente no ano de 2013.

Para quem tem direito a receber no próximo período de pagamento recebe o salário minimo vigente na época do recebimento.

Veja o próximo período de pagamento neste blog na postagem:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO.

Boa Sorte

Kelly Medeiros disse...

Boa tarde Cecilio, tenho minha carteira assinada desde dezembro de 2009 e sempre trabalhei fichada hoje fui consultar no site da caixa o beneficio e não consta beneficio disponível para meu PIS. como posso proceder em relação?

Cecilio Gomes disse...

Para Kelly Medeiros,

Verifique novamente nos próximos 3 dias, caso continue sem aparecer reclame em uma agência da Caixa.

Antes verifique se vc se enquadra na demais regras e se a empresa que você trabalhou em 2013 enviou a RAIS no prazo certo ( Março 2014 ) e corretamente.

Boa Sorte

Anônimo disse...

bom dia!!Valor do Benefício:R$724,00
Situação:A PAGAR .quando vou receber faço aniversario em junho ano passado recebi em julho sera q demora muito quando ja esta a pagar?
obrigada

Anônimo disse...

bom dia Cecilio gomes eu trabalho em uma empresa a 16 anos, já fui a caixa economica federal para saber do direito ao pis mas me informaram que eu não tenho direito nem a juro nem ao abono e mesmo com duvidas resolvi verificar pela internete ao acessar o site da caixa aparece a mensagem:NAO HA BENEFICIOS PARA ESTE PIS eu continuo com duvidas o que fazer.

Linny disse...

boa tarde, espero que possa me ajudar. de janeiro a maio de 2013 recebi um salario porem de junho a agosto meu salario variou por que recebia comissao junho foi 1400 julho 1800 e agosto 2400,00 ai sai da empresa e apartir de outubro recebia o seguro de 1235,00 cinco parcelas estou enquadrada há receber o pis esse ano? pois fui na agencia e contava que não há beneficio para esse pis ...

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a situação está a pagar quer dizer que você poderá receber de acordo com o calendário, veja o calendário neste blog na postagem:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO

de 28.06.2014

Boa Sorte


Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você é cadastrado no PIS há 16 anos para saber se você tem ou não direito precisa ver se se encaixa em todas as regras do PIS, veja quais são:


Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS? (O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento )

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP, ( Completados no ano base )

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.

- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR ).


RENDIMENTOS do PIS? ( São os juros de 3% a.a. calculados sobre o saldo da cota do trabalhador ).

- Tem direito o trabalhador cadastrado no programa até 1988 e que não tenha direito ao abono por algum motivo e que esteja enquadradado pelo menos no primeiro ítem da relação anterior, são creditados anualmente e pagos no mesmo calendário do abono salarial.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde

espero que possa me ajudar, de janeiro a maio de 2013 recebi um salario, mudei de cargo e passei a receber comissao em junho recebi 1400 em julho 1800 e em agosto 2400,00 sai da empresa e passei a receber 5 parcelas do seguro no valor de 1235,00. recebi o pis o ano passado porem esse ano esta constando que nao ha beneficios para esse pis

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Uma das regras para ter direito ao PIS é ter recebido no ano base a média de 2 salários minimos nos meses trabalhados, é o seu caso?

Se positivo pode ser que a empresa não tenha enviado seus dados na RAIS corretamente, reclame na empresa se for o caso peça cópai da RAIS e vá com ela reclamar na CAIXA, se eles não resolverem reclame numa Delagacia do Trabalho.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Linny,

Parece que a sua média de salários ficou acima de 2 salários minimos, deve ser por isto que você não está recebendo, em todo caso peça uma cópia da RAIS na empresa e vá reclamar na Caixa para eles verificarem.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde! Perdi meu PIS pq a caixa me informou q eu tenho 2 Rais. O problema é q eu troquei de emprego e a soma das rais deu mais de 2 salários, óbvio! Como faço para consertar isso?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Não importa o númeo de RAIS declarada pelas empresas que você trabalhou, o que importa é que não o trabalho não seja simultaneo e que a renda de todas na média não atinja os 2 salários minimos.

Pode ser que alguma das empresas tenha efetuado a declaração com erro, peça cópia das RAIS nas empresas e leve na CAIXA para verificar se tem erro e qual, se tiver erro peça para a empresa enviar uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Anônimo disse...

OK, entendi. Acontece que eu Fui em uma agência da caixa e a própria me disse q por ter 2 rais perdi o benefício. Liguei no meu contador, ele trabalha para as duas empresas, e ele disse pra eu procurar a agência do trabalhador. E a CX disse q não pose resolver nada pois a mesma só faz os pagamentos.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Realmente a CAIXA não se envolve nestes casos.

O melhor é você pegar cópia das 2 RAIS e ir numa Delegacia do Trabalho mostrando o que ocorreu para que eles lhe orientem da melhor maneira.

Caso onde more não tenha uma Delegacia do Trabalho tente via telefone no 0800

Boa Sorte

Anônimo disse...

Muito obrigada mesmo Cecílio! E parabéns blog! Abraços

Anônimo disse...

bom dia o valor da recisao e do seguro desemprego contabilizam para fazer a media para receber o pis?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Tudo depende de como as empresas informam na RAIS, se eles infomarem corretamente só entra no cálculo a renda recebida a título de salário, as demais rendas são registradas em outro campo.

Boa Sorte

Paulo disse...

Bom dia Cecilio...entro no site do ministerio do trabalho para consultar a rais 2013/2014 mas so tem opção para consulta 2012/2013...isso é normal...para recebimento do Pis esse ano qual Rais que é usada....muito obrigado...

Cecilio Gomes disse...

Para Paulo,

Pode ser que o Ministério do Trabalho ainda não tenha liberado cosulta a RAIS atual.

A RAIS que será utlizada para este período de pagamento que iniciou em 15.07.2014 e irá até 30.06.2015 será a RAIS COM ANO BASE 2013 que deveria ter sido entregue pelas empresas até Março/2014.

Você pode consultar seu PIS também pelo 0800-7260207 da Caixa ou se tiver Cartão Cidadão efetuar a consulta pelo site.

Boa Sorte

Anônimo disse...

boa tarde como é feito o calculo para receber o pis, eu trabalhei 8 meses o ano passado soma-se o salario e divido por 8 ou por 12?

Unknown disse...

Ola, no ano passado recebi o PIS normalmente este ano fui consultar pela internet e esta como NAO HA BENEFICIOS PARA ESTE PIS. Trabalho na mesma empresa e faço aniversario em setembro.

Cecilio Gomes disse...

Para Cintia Ferreira,

Primeiro veja se a empresa enviou a RAIS com os seus dados corretamente.

Caso negativo peça para enviar.

Caso tenha enviado com algum erro peça para corrigir enviando uma RAIS retificadora.

Se estiver tudo certo peça uma cópia da RAIS e reclame na Caixa ou numa Delgacia do Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

O cálculo ( a média ) é efetuado pelos meses trabalhados.

No seu caso foram 8 é isto?

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá, Boa tarde.

Gostaria de verificar se pode me ajudar. Meu PIS não consta nenhum valor a receber e sempre recebi normalmente, já consultei o Rais da empresa e consta tudo correto. A caixa econômica me solicitou que entra-se em contato com a Receita Federal com os relatórios, estou perdida não sei como contata-los.
Att.,

Cecilio Gomes disse...

Para Caroline Araújo,

Pegue uma cópia da RAIS onde consta seus dados e que prova estar tudo certo.

Até o ano passado levava-se em uma Delegacia do Ministério do Trabalho que é o orgão responsável pelo PIS.

Leve lá se não for mais lá eles lhe informarão onde será.

Boa Sorte

Anônimo disse...

bom dia Cecilio tenho uma duvida o ano passado recebi o pis normalmente porem este ano consta q naum tenho direito mas trab 8 meses registrado ganhando o valor de R$980,00 porem essa emresa no qual trab o ano passado era um empresa tercerizada e perdeu contrato com a empresa q prestava serviços fui mandada embora junto com mais 40 funcionarios tive q recorrer a justiça para raceber porem ele nos deu o papel para receber o seguro desemprego ao qual recebi as 5 parcelas e apenas 5 meses do fgts ao qual ele havia depositado que ja recebi mas o pis naum consta o q devo fazer? para receber o seguro desemprego é necessario q meu nome coste na rais? isso tem algulma coisa haver ? obgada!!!
,

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Se para você receber o FGTS e Seguro Desempego teve que recorrer a justiça possívelmente ela não pagou os demais impostos e não enviou a RAIS em Março deste ano ( 2014 ).

A solução é tentar contato com eles e ver se eles enviam a RAIS agora.

Caso eles enviem você ainda tem chance de receber ainda neste período de pagamento que vai até 30.06.2015.

Caso negativo só via Justiça do Trabalho, verifique se vale a pena.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Ola Cecilio e o seguinte trabalhei 31 dias de 2013 comecei dia 01 dezembro e estou até hoje,fui receber meu pis e não consegui pois a Rais do ano base ou seja 2013 nao estava cadastrado ainda,existe um prazo para entrega caso esse prazo termine não recebo meus pis ou casoEmpresa entregue ainda recebo..??
Desde já agradesso parebens pelo blog muito bom.

Anônimo disse...

Ola Cecilio e o seguinte trabalhei 31 dias de 2013 comecei dia 01 dezembro e estou até hoje,fui receber meu pis e não consegui pois a Rais do ano base ou seja 2013 nao estava cadastrado ainda,existe um prazo para entrega caso esse prazo termine não recebo meus pis ou casoEmpresa entregue ainda recebo..??
Desde já agradesso parebens pelo blog muito bom.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Como você diz que trabalhou 31 dias terá direito se encaixar-se nas demais regras.

Precisa verificar se a empresa enviou ou não a RAIS, o prazo era Março de 2014.

Se a empresa enviar a RAIS mesmo com atraso você tendo direito receberá o PIS.

Verifique na empresa e peça para eles enviarem o mais urgente possível, até o ano passado demorava de 90 a 120 dias após a entrega da RAIS para o pagamento ser liberado.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde.

No ano de 2013 trabalhei até abril, quando foi realizado a minha rescisão de contrato de trabalho:
Jan, fev, marc e abril totalizei: R$ 4154,33 + Aviso de rescisão sjc 471,80 + férias indenizadas no valor de 2488,72, voltei a trabalhar em novembro com salário de 1300,00.
Meu salário base sempre foi inferior a 2 salários mínimos, mesmo assim não recebi o PIS, consta no site ( NÃO HA BENEFÍCIOS PARA ESTE PIS)

De posse da Rais, extrair esses dados. Minha dúvida é se as férias indenizadas entra no calculo e se é correto?!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Acho que não deveria, mas a regra do PIS pede para empresa relacioanr tudo que foi pago a título de salário, como as férias não deixa de ser um salário quando a pessoa a goza eles incluem.

Boa Sorte

André disse...

Boa tarde Cecilio,
Ano passado recebi o PIS normalmente, sendo que só trabalhai até 01/10/2013 com carteira assinada, saquei o fgts e o seguro de desemprego mas ainda não trabalhei de carteira assinada em 2014. Tenho direito ao PIS esse ano?

Cecilio Gomes disse...

Para André,

Quando você recebeu o ano passado era os proventos relativo ao ano de 2012.

Este ano você receberá relativo ao seu trabalho efetuado em 2013, pelo que entendi você trabalhou mais de 30 dias em 2013, por este motivo você tem direito, agora precisa ver se vc se enquadra em todas as demais regras.

Boa Sorte

Unknown disse...

Cecilio boa tarde
Estou dentro dos requisitos e ré cebola no ano passado o pis, trabalhei até o mês 04 de 2014 com carteira assinada, e ainda não caiu na minha conta sendo q estou dentro da data de pagamento data de nascimento 18/08? Sabe pq ainda não caiu? Desde já agradeço

Cecilio Gomes disse...

Para Marcos Rezende,

Não saberei lhe dizer porque ainda não foi lamçado o valor para o seu PIS, o que está sendo pago refere-se ao ano base trabalhado de 2013.

Posso lhe dar algumas sugestões:


- Primeiro veja no calendário de 2014/2015 neste Blog na postagem: Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO se já é para você receber.
- Segundo se tiver tudo certo consulte uma agência da CAIXA para saber o que ocorre.
- Se necessário peça uma cópia da RAIS na empresa relativo a 2013.
- Se tiver algum erro peça para eles corrigirem enviando uma RAIS retificadora.
- Se tiver certo pegue a cópia e reclame em uma Delgacia do Trabalho.

Boa Sorte

Mello's Butterfly Personalizados para festas disse...

Boa noite, Sr. Cecilio
Trabalhei em uma empresa durante 2 anos e 5 meses, meu último salário era de 1.217,00. Em 2012 recebi o PIS normalmente, em 2013 não recebi, pois foi contabilizado o 13 salário e eles disseram que era maior que dois salários mínimos. Fui desligada em abril de 2013, recebi a rescisão, FGTS e abono salarial. Sei que tenho direito de receber o PIS esse ano, pois trabalhei 90 dias no ano de 2013 e meu salário era de 1.217,00. O meu receio é que eles contabilizem a rescisão e declarem que eu recebi mais de dois salário. Isso pode acontecer? Como devo proceder?

Cecilio Gomes disse...

Para Mello's Baterlfy,

O que você informa pode acontecer, se a empresa errar você deve pedir para eles emitirem uma RAIS retificadora informando o correto.

Após a entrega desta retificadora deve demorar em torno de 120 dias para o pagamento ser liberado.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecílio, trabalhei no ano de 2013 recebendo R$ 1,060,92. Não fazia horas extras, embora não sei se isso atrapalharia. A questão é que quando fui consultar o saldo do PIS o serviço eletrônico informava que eu havia recebido mais de dois salários mínimos. Fui até a CAIXA ECONÔMICA e eles disseram pra eu resolver na empresa, fui até a empresa e eles me deram a RAIS e não contia nenhuma irregularidade, fui orientado a ir ao MINISTÉRIO DO TRABALHO então, agendei com o eles más, o que me parece é que está havendo um jogo de empurra-empurra. O que o sr. acha que pode ter acontecido?

Ana Claudia disse...

Boa tarde Cecilio fui sacar meu pis e nele aparece que não tem informação da rais do ano base no caso (2013). Em 2013 trabalhei para uma empresa no qual fazia movimentação em outro escritorio.
Hoje 2014 trabalho em uma empresa que faz movimentação com um escritorio diferente. Abos estão jogando a resposabilidade da entrega da rais para o outro , oque devo fazer quem deveria ter passado os dados o escritorio da empresa que eu trabalhei em 2013 ou o escritorio da atual que eu trabalho, oque devo fazer, vou perder o direito ao pis?


Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a RAIS está certa pode ter havido um erro de processamento.

A Caixa neste caso não ode fazer nada, pois eles só processam o pagamento.

Se você agendou no Ministério eles darão uma solução.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Claudia,

O PIS que será pago agora é relativo ao ano trabalhado pelo empregado em 2013, cuja RAIS deveria ter sido entregue pela empresa até Março de 2014.

Portanto a responsabilidade é do escritório da empresa que você trabalhou em 2013.

Peça para eles lhe fornecerem uma cópia da RAIS para vc reclamar na Caixa, caso tenha algo errado peça para eles enviarem uma RAIS retificadora.

Boa Sorte

Ana Claudia disse...

Essa Rais retificadora tem algum custo ou prazo para ser entregue?
Esse escritorio pode pagar alguma multa para entregar essa raiz retificadora? E se caso eles vir a madar ela eu conseguiria receber o pis, ou já não tenho chance de receber mais esse ano ?

Unknown disse...

boa noite Cecilio,

no ano passado não recebi o pis pois estava errado a RAIZ, mas a empresa só retificou em novembro, como posso receber o meu pis?vou ter direito o de 2014 também né? obrigada Cristina

Unknown disse...

boa noite SR Cecilio,

no ano passado não recebi o pis pois estava errado a RAIZ, mas a empresa só retificou em novembro, como posso receber o meu pis?vou ter direito o de 2014 também né? obrigada Cristina

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Claudia,

O prazo para a RAIS ser entregue foi março 2014, caso não tenham entregue podem faze-lo a qualquer momento.

Se tiver alguma multa pelo atraso não será para o empregado.

Até o ano passado quando ocorria de uam RAIS ser entregue com atraso ou ser enviado uma retificadora o pagamento era liberado em torno de 120 dias após a entrega.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Paulo Henrique / Cristina,

Se você se enquadrar em todas as regras do PIS terá direito.

Agora quanto ao PIS do ano passado ( 2013/ 20014 ) acredito que vc não irá receber pois o prazo encerrou-se em 30.06.2014.

Vo`cê tendo direito receberá o PIS do período 2014/2015 que irá se encerrar em 30.06.2015.

Boa Sorte

Ana Claudia disse...

Boa tarde Celicio conforme vc me orientou fui ate o escritorio e ele me entregou uma copia do envio da Rais ano base 2013 foi enviada dia 19 de março 2014. oque eu devo fazer agora ir na agencia da caixa? Você acha que com esse comprovante eu consigo receber o pis ?

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Claudia,

Bem, a empresa entrtegou no prazo certo, precisa ver se está tudo correto, s estiver correto leve numa agência da Caixa para eles verificarem, eles não irão te apgar de imediato, deverão envioar a cópia da RAIS para outro orgão e depois liberar o pagto se vc tiver direito.

Se na Caixa não resolvrem contate o ministério do trablaho como segue:

Sugiro você contatar direto no Ministério como segue: Abono Salarial – pelo telefone 0800726-0207 para benefício do PIS e 0800729-0722 para benefício PASEP ou pelo fale conosco direto no site, segue o link para acesso:
http://portal.mte.gov.br/faleconosco/

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Claudia,

Você pode também tentar:

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800-7282326.

Para orientações, em geral, contatar o Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília-DF.

rais.sppe@mte.gov.br

Fax: (0XX61) 3317-8272
Endereço:
Ministério do Trabalho e Emprego
Secretaria de Políticas Públicas de Emprego
Departamento de Emprego e Salário
Coordenação-Geral de Estatísticas do Trabalho
Central de Atendimento da RAIS
Esplanada dos Ministérios, Bl. "F", Edifício-Anexo, Ala "B" Sala 204
70059-900 - Brasília /DF

Boa Sorte

Ana claudia disse...

Cecilio na copia a Rais que ele me entregaram , eu entrei no site www.rais.gov.br e lá em imprimir o recibo da rais
digitei CREA e o Cnpj e CEI que pede
lá apareceu um nome de uma outra empresa não é a empresa que eu trabalhei . e em uma outra folha que ele me entregou junto com a copia está assim : RAIS Ano base 2013 relatorio completo do estabelecimento cassificação pisq pasep nessa folha sim tem meus dados e os dados completo da empresa onde eu trabalhei, sera que aquela primeira folha que ele me entregou tem algum erro por nao aparecer o nome da empresa que trabalhei ?

Cecilio Gomes disse...

ara Ana Claudia,

Pode ser.

Boa Sorte

alex disse...

Boa noite Cecilio. Entrei no site da caixa e vi que no status esta a pagar, e contem um valor informando, mais ainda nao tenho 5 anos de carteira assinada, sabe me informa se tenho o.direito de receber?

Obrigado,

Cecilio Gomes disse...

Para Alex,

O prazo de 5 anos é contado a partir do primeiro cadastro no PIS.

Conta-se da seguitne maneira:
2014, 2013, 2012, 2011, 2010, portanto quem foi cadastrado de2010 para trás considera-se que tenha 5 anos de cadastro.

Veja o calendário de pagamento neste blog na postagem de 28.06.2014:

Calendário PIS 2014 / 2015 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO

Se no site consta que vc já tem valor a receber dirija-se a uma agencia da Caixa de acordo com o calendário da postagem acima para receber.

Boa Sorte

JANAINA disse...

Bom Dia!!EU TENHO DIREITO AO PIS DESSE ANO 2014 DO ANO BASE 2013 MAS LA NAO CONSTA QUE A RAIS DE 2013 FOI ENTREGUE PELA EMPRESA OQUE EU DEVO FAZER NAO TRABALHO MAIS NESTA EMPRESA FUI DESPEDIDA DIA 02/01/2014

Cecilio Gomes disse...

Para Janaina,

Peça para a empresa enviar a RAIS, o prazo era Março/2014, mas pode enviar com atraso.

Caso já tenham enviado e não tenha os seus dados peça para enviarem uma retificadora colocando as suas informações.

Se econtrar dificuldade denunce a empresa no Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Anônimo disse...

olá fui sacar meu pis e atende informou eu não tenho o primeiro registro nos dados da caixa, mas na minha carteira de trabalho tem cadastrado certinho ela envio uma copia da carteira e falou q em trinta dias a caixa regularizara a situação, é comum acontecer isso e eu vou conseguir receber o pis apos esses trinta dias?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

As vezes acontece isto, se a Caixa ficou com cópia de sua carteira para verificar eles irão regularizar, mas receber em 30 dais eu acho dificil, o ano passado demrava até 120 dias.

Boa Sorte

Michelle Dias disse...

Bom dia, consultei meu pis pelo site da caixa e consta A PAGAR, e CONVÊNIO EMPRESA, porém estou afastada da empresa desde ano passado, No ano passado recebi em conta salario dia 30 de setembro (msm estando afastada), gostaria de saber se há um prazo para a empresa me depositar o pis, se a Caixa estipula um prazo máximo para as empresas repassarem o pis aos trabalhadores, estou perdida pois entro em contato com o RH, mas nunca tenho retorno. Obrigado.

Anônimo disse...

olá Cecílio, me chamo Tathiany e tenho uma duvida.
Em abril deste ano de 2014 me desliguei da empresa, mais quando fui receber o pis ele esta na situação: convenio pis empresa.
porem procurei o rh e eles me infamaram q só vão me pagar depois de pagarem a todos os funcionários, isso é legal?
desde já obrigada.

Cecilio Gomes disse...

Para Michele Dias,

Realmente o prazo das empresas que tem convênio com a Caixa para pagar o PIS é SETEMBRO.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Tathiany,

Não exsiste nada na lei que diz para a empresa pagar você por último.

O prazo das empresas pagarem a todos é SETEMBRO.

Se eles agirem errado com você cabe uma denúncia na CAIXA ou no Ministério do Trabalho.

Tente com diálogo receber sem a denúncia, analise se vale a pensa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite! Cecílio,
Me chamo Luciene,
Fui receber meu Pis e apareceu uma mensagem que não constava beneficio para o meu Pis o meu prazo de pagamento seria a partir de dia 15/07/2014 entrei em contato com a empresa e ela não tinha entregue a RAIS e a mesma só fez a entrega a gora dia 31/07/2014, quero saber se mesmo depois do prazo de entrega e da data que eu tinha que receber vou ter direito? e se caso tenha direito é só aguardar ou eu tenho que apresentar essa RAIS ao MTE ou a CEF? sendo que nos anos que recebi dentro do prazo foi depositado em conta automaticamente pela CEF.

Desde já agradeço a atenção!

Unknown disse...

Boa noite! Cecílio,
Me chamo Luciene,
Fui receber meu Pis e apareceu uma mensagem que não constava beneficio para o meu Pis o meu prazo de pagamento seria a partir de dia 15/07/2014 entrei em contato com a empresa e ela não tinha entregue a RAIS e a mesma só fez a entrega a gora dia 31/07/2014, quero saber se mesmo depois do prazo de entrega e da data que eu tinha que receber vou ter direito? e se caso tenha direito é só aguardar ou eu tenho que apresentar essa RAIS ao MTE ou a CEF? sendo que nos anos que recebi dentro do prazo foi depositado em conta automaticamente pela CEF.

Desde já agradeço a atenção!

Unknown disse...

Boa noite! Cecílio,
Me chamo Luciene,
Fui receber meu Pis e apareceu uma mensagem que não constava beneficio para o meu Pis o meu prazo de pagamento seria a partir de dia 15/07/2014 entrei em contato com a empresa e ela não tinha entregue a RAIS e a mesma só fez a entrega a gora dia 31/07/2014, quero saber se mesmo depois do prazo de entrega e da data que eu tinha que receber vou ter direito? e se caso tenha direito é só aguardar ou eu tenho que apresentar essa RAIS ao MTE ou a CEF? sendo que nos anos que recebi dentro do prazo foi depositado em conta automaticamente pela CEF.

Desde já agradeço a atenção!

Anônimo disse...

Trabalhei 8 dias em 2013 terei direito de receber o pis esse ano de 2014.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Uma das regas do PIS é estar enquadrado em algumas regras, uma delas é ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano base, neste caso 2013.

Portanto se vc trabalhou apenas 8 dias não deverá ter direito.

Boa Sorte.

Cecilio Gomes disse...

Para Luciene Cordeiro,

Mesmo com a entrega da RAIS com atraso os empregados não perdem o direito.

Você deverá receber ainda neste período de pagamentos que irá até 30.06.2015.

Até o ano passado quando ocorria isto demorava em torno de 120 dias após a entrega da RAIS para o pagamento ser liberado.

Não poderei te precisar se a Caixa irá creditar em sua conta, sugiro vc ir acompanhando pelo Site da Caixa semanalmente.

Boa Sorte

Ivana Moraes disse...

Eu trabalhei em 2013 ate julho e verifiquei que meu raz foi depositado mas esse ano não trabalhei. Eu tenho direito a receber? Pq não tem nada lá e não consigo ligar para pegar inf.

Cecilio Gomes disse...

Para Ivana Moraes,

Se você trabalhou mais de 30 dias em 2013 e seu nome foi relacionado na RAIS que a empresa deveria ter enviado em Março de 2014 você tem direito ao PIS desde que se enquadre nas demais regras.

Se enquadrar-se e não tiver PIS disponível então deve haver algum erro.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Consultei meu pis e apareceu essa msg por que..? NAO HA BENEFICIOS PARA ESTE PIS

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você consultou e recebeu a informação que não há benefício para o seu PIS é porque não tem a receber por algum motivo.

Você se enquadra em todas as regras?

Você já viu na CAIXA qual o problema?

Verifique

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa noite,

É para eu receber o PIS agora dia 14.08.14 mas no sistema diz como pago se eu nem peguei. O que aconteceu?

Unknown disse...

Cecilio Boa Noite ! Estou com uma duvida. Faço aniversario em Dezembro no caléndario da caixa as pessoas com aniversario em dezembro começariam a receber o PIS em conta poupança/corrente hoje dia 14/08/2014 porem fui receber e só consta situação A PAGAR no cartão cidadão e na minha conta não caiu nada . Oq pode ser ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se no seu PIS já const como pago, pode ser:

1 - Você ou alguém já recebeu.
2 - Foi creditado em conta na CAIXA caso você tenha conta lá, verifique.
3 - Foi enviado para a empresa que você trabalha para ser pago por ela ( por meio de convênio )

Caso tenha dúvida ou não tenha recebido das maneiras citadas muna-se de seus documentos e vá a uma agência da Caixa para esclarecimentos.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Rennedy Duarte,

Se consta situação a PAGAR é sinal que está disponível para você receber, dirija-se a uma Lotérica ou Agência da CAIXA com seu CARTÃO CIDADÃO e demais documentos pessoais para receber ou reclamar na CAIXA.

Boa Sorte

luana maia disse...

Bom dia estou tentando acessar o site da caixa para consultar o pis e esta aparecendo usuario inativo no cadastro social, mais eu ja acessei outras vezes normalmente oque pode ser?

Cecilio Gomes disse...

Para Luana Maia,

Sim, é possivel o site a Caixa estar com problemas.

Consulte em dias alternados caso o problema persista consulte a Caixa diretamente pelo fone 0800

Boa Sorte

Paty disse...

BOM DIA GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA,MINHA CARTEIRA FOI ASSINADA EM NOVEMBRO 2009 E FAÇO ANIVERSARIO EM DEZEMBRO,QUERIA SABER SE IREI RECEBER O PIS EM AGOSTO ,SO QUE QUANDO CONSULTO ESTA DANDO QUE NAO HA BENEFICIO PARA ESSE PIS,SERA POR QUE?

Cecilio Gomes disse...

Para Paty,

Por tempo ( 2009 ) você já tem direito, precisa ver então se você se enquadra nas demais regras, você viu?

Caso se enquadre o problema pode estar no envio da RAIS, veja na empresa se eles enviaram, deveria ter ocorrido até março de 2014.

Se eles enviaram corretamente peça um cópia e vá numa agência da CAIXA munida de seus documentos mais a cópia da RAIS verificar o que está havendo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecílio. Trabalhei em uma empresa em 2012/2013 e não recebi PIS, só agora descobri que a rais não havia sido entregue.Falei com a empresa e eles só entregaram nesse ano de 2014 no mês de julho.Ainda posso pegar o valor do PIS?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você se enquadrar nas demais regras mesmo RAIS tendo sido entregue com atraso você receberá o PIS ainda neste período de pagamentos que irá até 30.06.2015

Boa Sorte

Anônimo disse...

Oii.sou josiane. Estou desde 2012 no auxilio doenca peloINSS e sempr tem sido renovado. Em 2013 eiu recebi o Pis e esteano de 2014 esta aparecendoque eu nao tenho direito.td permaneceu da msm forma a unica coisa que foi diferente é q a ultima pericia foi em Dezembro de 2013 e eu teria de receber meu Pis pelo calendario dia 21 de agosto de 2014. Perdi o direito por nao ter sido chamada pra uma nova pericia neste ano??

Cecilio Gomes disse...

Para Josiane,

Tudo indica que ocorreu o seguinte:

- O ano passado ( 2013 ) você recebeu o PIS relativo ao ano de 2012, acredito que em 2012 você tenha trabalhado mais de 30 dias e a empresa informou corretamente na RAIS.

- Este ano ( 2014 ) você deveria receber o PIS relativo aos meses trablahado em 2013, se você não trabalhou a empresa não colocou seu nome na RAIS que foi entregue este ano.

Portanto você não teve direito ao PIS pois as regras para receber são:

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:


- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;


- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;


- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.


- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR )

Boa Sorte

KELLI disse...

O contador da empresa fez a retificação da RAIS dia 22/07, porém até o momento não aparece no site a previsão de pagamento do meu PIS, o que deve ser feito?

Cecilio Gomes disse...

Para Kelli,

Se a retificação foi efetuada em 22.07 ainda está no prazo que nomalmente eles efetuam o acerto.

Até o ano passado demorava em torno de 90 a 120 dias depois da entrega da retificação para o pagamento ser liberado.

Boa Sorte

Pamela disse...

Boa noite uma ajuda por favor
Meu marido tem sua carteira assinada desde março de 2008 ate hoje sempre assinou com menos de dois salarios minimos! Ano de 2013 ele teria o direito de receber o PIS??Mas ele não recebeu.
Outra pergunta ,este ano ele deveria receber,certo?Mas quando me dirigi a Caixa economica federal me anunciaram que a empresa ou o contador nao enviou a RAIS dos dois ultimos anos..O que devo fazer?.. e tenho o direito do Pis este ano ?

Anônimo disse...

ola sou a Pamela
Gostaria de uma ajuda
meu marido assinou a carteira em março/2008. Em 2013 ele nao recebeu o PIS.
Em 2014 fomos receber o Pis,e ao consultar p numero de Pis dele .nos informaram que não havia Pis pois a empresa ou o contador não tinha enviado a RAIS nos ultimos dois anos...
O que devo fazer?

Cecilio Gomes disse...

Para Pamela,

Se o seu marido se enquadrar em todas as regras ele terá direito, para isto a empresa precisa enviar as RAIS que estão em atraso.

Fale para ele pedir para a empresa/contador enviar, depois de entregue peça uma cópia da RAIS e aguarde em torno de 90 dias que é mais ou menos o tempo que demora para processar a RAIS e liberar o pagamento.

Se após este prazo não liberar vá na CAIXA com a cópia da RAIS para reclamar.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho 5 anos de carteira assinada, trabalhei de 2009 à 2011 em uma empresa em 2012 trabalhei em outra de junho até janeiro de 2013 fui ver o saldo do PIS lá consta de NÃO HÁ BENEFICIO PARA ESTE PIS! Por que?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo.

Pode ter acontecido uma infinidade de detalhes, os principais são:

1 - A empresa que você trabalhou em 2013 não informou seus dados na RAIS.
2 - Informou, mas informou algo errado.
3 - Você não ter trabalhado 30 dias em 2013, se for isto não tem direito.

Sugiro pedir uma cópia da RAIS na empresa e verificar se os seus dados constam e se estão corretos.

Boa Sorte

Anônimo disse...

mas trabalhei 30 dias de 2013 justamente foi no mês de janeiro...tenho que me informar da RAIS na ultima empresa? Será que ouve algum problema por que eu pedir demissão?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Você ter pedido demissão não é problema.

Para ter certeza do que ocorreu peça uma cópia da RAIS na empresa ou empresas que você trabalhou em 2013.

Boa Sorte

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 255   Recentes› Mais recentes»