Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PIS - ABONO NÃO SACADO - O QUE OCORRE?



O valor do Abono Salarial não sacado durante o calendário anual de pagamentos é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

PORTANTO ATENÇÃO: Quem tem direito não deixe de Sacar.

24 comentários:

kenia tyski disse...

BOM DIA CECILIO A MINHA PERGUNTA E ANO PASSADO NAO RECEBI O PIS REFERENTE AO ANO DE2013 DEVIDO A EMPRESA EM QUE EU TRABALHEI TER ENVIADO A MINHA RAIS ERRADA.PROUCUREI O MTE E ME FALARAO PARA PROUCYRAR A EMPRESA E FAZER A RETIFICAÇAO QUE FOI FEITA EM 09\12\14 E FUI AO MTE NOVAMENTE E A ATENDENTE DISSE QUE EM MAIO OU JUNHO EU RECEBERIA .ENTAO FIQUEI SEMPRE LIGANDO PARA SABER SE ESTAVA DISPONIVEL PARA SAQUE E ATE AGORA NADA .E COMO JA SE ENCERROU O PRASO PARA RECEBIMENTO O QUE EU POSSO FAZER POR QUE ESTAR TUDO CERTINHO ,A CAIXA QUE NAO DISPONIBLIZOU O PAGAMENTO.A EU ME ENQUADRO NAS NORMAS PARA O RECEBIMENTO .

kenia tyski disse...

BOM DIA CECILIO MINHA PERGUNTA E NÃO CONSEGUIR SACAR O PIS ANO BASE 2013 DEVIDO A EMPRESA EM QUE TRABALHEI TER ENVIADO A RAIS ERRADA.PROUCUREI O MTE E FALARAO PARA PROUCURAR A EMPRESA PARA FAZER A RETIFICAÇAO DA RAIS,FIZERAO EM 09\12\14 VOLTEI AO MINISTERIO LEVEI A RAIS RETIFICADA E ME ORIENTARAO AGUARDAR ATE MAIO E JUNHO PARA RECEBER , MAS SEMPRE QUE EU LIGAVA PARA CAIXA AINDA NAO TINHA NADA PARA RECEBER ,COMO O PRAZO PARA SACAR FOI ATE DIA 30 DE JUNHO GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO RECORRER PARA QUE EU POSSA RECEBER POR QUE EU ME ENQUADRO NAS NORMAS E FIZ TUDO DIREITINHO MAS MESMO ASSIM A CAIXA NAO LIBEROU ESSE PAGAMENTO .O QUE EU POSSO FAZER .POR QUE E MEU DIREITO PEGAR O PIS.

Cecilio Gomes disse...

Para Kenia Tyski,

Como você viu neste Blog, o PIS não sacado retorna para o governo, portanto acredito ser muito difícil você receber o abono de 2014 relativo a RAIS de 2013.

Em todo caso o único local que você pode reclamar é no MTE, pode ser que você receba no próximo período de pagamentos.

O calendário de pagamentos de 2015/2016 inicia-se em 22.07 de acordo com a data de nascimento, veja o calendário neste blog na postagem de 29.06.2015
= Calendário PIS 2015 / 2016 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO =

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia! Gostaria de uma orientação sobre um problema que tem sido recorrente na empresa. O trabalhador recebe durante todo o ano valores abaixo de 2 salários, entretanto recebe férias ou rescisões com valores que fazem ultrapassar a média dos dois salários. Essas informações são passadas para Rais e obviamente perdem o direito ao recebimento do PIS. Entretanto em mais de uma ocasião os funcionários foram orientados pela Caixa para que a empresa mudasse a Rais. Isso já me fez questionar o trabalho na hora de fazer a RAIS, afinal férias e rescisão deverão ser informadas em separado.....não há essa condição no aplicativo da rais, pelo menos nunca vi? Será que estou fazendo isso incorretamente?

Cecilio Gomes disse...

Para Elohim Gas,

Olha pelo que eu sei para fins de cálculos devem ser informados salários, as outras rendas, como rescisão, férias, etc. eu não sei como proceder, como também não sei onde fica na RAIS, acho que você deve consultar um contador ou até o Ministério do Trabalho e Emprego.

Sinto não poder ajudá-lo com exatidão.

Boa Sorte

Unknown disse...

Ola Boa tarde,
2014 trabalhei 3 meses, e caiu na minha conta poupança apenas R 34,00 do PIS,
gostaria de saber o porque.

Grato
Heloisa.

Cecilio Gomes disse...

Para Heloisa Helena,

Para ter direito ao PIS precisa se enquadrar em todas as regras, veja quais são neste Blog na postagem de 29.06.2015 com o título: Calendário PIS 2015 / 2016 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO, lá tem as regras e o calendário.

Veja se você se encaixa em todas, caso não se encaixe e você tenha sido cadastrada no PIS anterior a 1988 acredito que este valor que lhe foi creditado seja juros sobre o saldo de cotas.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa Tarde Cecilio,
compareci ao ministerio do trabalho pois não consegui receber meu abono em julho sendo que estava dentro das exigências da caixa, e ao consultar minha rais constava duas cadastradas da mesma empresa e por esse motivo não recebi meu beneficio. Informei a empresa e eles ficam me falando que está tudo certo lá, mesmo eu mandando um printscreen da tela do site da rais onde consta os dois e também os papeis que foram impressos no dia que fiz a consulta no ministério, e eles inssistem em falar que está tudo certo na empresa sendo que eu entro quase todo dia no site da RAIS para consultar se houve mudança e nada não sei mais oq fazer...Estou pensando em ir na justiça do trabalho já que faz mais de 1 mes que nos conversei com ele por email e nada, nem meus emails eles respondem mais quando peço alguma posição do caso...O que devo fazer?
Obrigado desde já

Unknown disse...

Oi Cecilio não estou conseguindo ver sua resposta vc poderia me enviar via email ou me adicionar no facebook? https://www.facebook.com/jessica.alvesduarte
Agradeço pois eh bem importante para mim

Cecilio Gomes disse...

Para ThePrincessJessy,

Segue novamente

Minha sugestão é pedir na empresa cópias das RAIS entregues, verificar se está certo ou não.

Se tiver algo errado peça para emitirem uma RAIS retificadora.

Se tiver certo leve as cópias da RAIS no MTE para ver se eles acertam.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde trabalhei em uma empresa q não depositou o rais no período que tralhei lá oq devo fazer

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa não processou a RAIS acredito que ela também esteja com impostos atrasados, caso você tenha interesse sugiro acioná-la na justiça.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia,

Eu me chamo Givanildo, tenho algumas duvidas referente ao pis. Completo ano em Janeiro e sempre recebia meu pis em Outubro com essa mudança sou vou receber agora no dia 16/01/16 vai ser pago duas parcelas ou só uma mesmo.

Cecilio Gomes disse...

Para Givanildo,

O governo alterou o calendário de pagamentos por falta de dinheiro, mas quem tem direito a receber é em uma única parcela.

No seu caso a partir de 14.01.2016

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá eu entrei no site da caixa e lá está o valor de um salário mínimo a situação a pagar já olhei no rais a última empresa que trabalhei deu entrada certinho sou do mes de janeiro gostaria de saber o que significa esse a pagar significa que posso receber com meu cartão cidadão grata

Unknown disse...

Olá entrei no site da caixa e lá está um valor de um salário mínimo a pagar já vi no rais a última empresa que trabalhei deu entrada .minha dúvida é com essa situação a pagar eu q sou do mês de janeiro posso sacar esse valor

Unknown disse...

Olá eu entrei no site da caixa e lá está o valor de um salário mínimo a situação a pagar já olhei no rais a última empresa que trabalhei deu entrada certinho sou do mes de janeiro gostaria de saber o que significa esse a pagar significa que posso receber com meu cartão cidadão grata

Cecilio Gomes disse...

Para Elisangela Santos,

Se a situação é a PAGAR, quer dizer que você poderá receber no calendário de pagamentos do período 2015/2016, inclusive utilizando-se do Cartão Cidadão.

Veja neste Blog a partir de quando você pode receber: http://ceciliogomes.blogspot.com.br/2015/06/calendario-pis-2015-2016-pagamentos.html

Pelo calendário você já pode receber, devendo ir até 30.06.2016, não deixe passar eta data.

Boa Sorte

tete disse...

A empresa enviou RAIS 2014 com erro,entrei n site RAIS e me disseram onde estava o erro,avisei a empresa,que me disse que mandou retificação dia 27/01/2016,aguardei até o dia de hj(17/02/2016) e nada entrando de retificação,nem n site da CEF,nem no do RAIS,avisei a empresa e para minha surpresa,eles alegaram que entregaram,mas a CEF cancelou retificação porque nao viu nenhum erro na RAIS entregue anteriormente,só que reclamei c a empresa,justamente porque o Site da RAIS me mandou email dizendo do erro e porque nao recebi meu PIS.Pedi cópia a empresa e ela se nega a dar,dizendo para eu comparecer no RH que eles tirarão todas as dúvidas.Pergunto,como posso saber s a empresa entregou a retificação da RAIS e se me negam a dar cópia da mesma,como posso entrar com um processo trabalhista por perdas e danos,ja q fiquei desempregado e estava contando com esse dinh do PIS.

Cecilio Gomes disse...

Pata Tete,

1 - Primeiro vá a empresa e ouça as explicações deles, peça cópia das 2 RAIS e com elas reclame na CAIXA ou no Ministério do Trabalho.

2 - Se eles se negarem a fornecer e você não tiver mais interesse na empresa, acione via Justiça do Trabalho.

Boa Sorte

cavalcante disse...

Bom dia,
Sou cadastrado com PIS desde 01/01/2007.No ano de 2012 trabalhei em uma empresa e sai da mesma em maio de 2013. achei que tinha direito a receber o PIS 2013 e 2014, más não aconteceu. só agora descobri que a contabilidade informou a rais errado. Informou que eu tinha trabalhado em uma outra empresa nos mesmos anos em outro município e assim recebendo mais de dois salários mínimos. Ao saber disso entrei em contato com eles e no dia 28/03/2016, eles me falaram que foi feito uma retificação com a exclusão desse vinculo onde eu não trabalhei. A minha duvida é se eu recebo o PIS referente a esses anos e quanto tempo depois... Abaixo vou colocar uma matéria relacionado sobre esse assunto.

Atuação do SISEPE-TO garante direito de servidora ao PIS de 2013 e 2014
========================================================================================================================================================================
Uma servidora pública de Rio da Conceição denunciou ao SISEPE-TO que foi impedida de receber o PIS dos anos de 2013 e 2014, em função de erro por parte da Prefeitura Municipal, ao informar a sua Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O PIS é pago para aqueles que recebem até dois salários mínimos mensais durante o ano. Ocorre que, para receber este direito o empregador precisa atualizar a RAIS todos os anos.

Após receber a reclamação, o SISEPE-TO notificou o prefeito de Rio da Conceição, Astrogildo França Filho, para que providenciasse a correção das informações da RAIS e, assim permitisse que a servidora recebesse seus direitos.

De acordo com o delegado regional Sudeste do SISEPE-TO, Dimar Crisóstomo, a notificação foi feita no dia 7 de março. “Esta semana a servidora entrou em contato com o Sindicato para comunicar que já recebeu o PIS referente aos anos de 2013 e 2014. Mas, se algum outro servidor estiver enfrentando o mesmo problema, pedimos que comunique o fato para que o Sindicato possa atuar e defender a categoria”, orienta o delegado regional. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Antonio da Luz)

Cecilio Gomes disse...

Para Cavalcante,

Seu direito permanece, até o ano passado quando ocorria algo semelhante demorava em torno de de 90 a 120 dias para ser liberado.

Sugiro você já a partir de 30 dias acionar vosso sindicato para acompanhamento.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde Cecílio, meu esposo já possui 10 anos de registro e até então nunca sacou por não se enquadrar nas regras, porém em 2014 ele l trabalhou 36 dias com salário de 1.560,00 bruto ele não tem direito ao abono segundo a cef, mas ele realmente não tem? O salário não seria dividido por 12 meses no cálculo da cef ou funciona de outra forma?

Cecilio Gomes disse...

Para Jacieli Lopes,

Realmente ele não tem direito, a média é calculada sobre o tempo de trabalho, neste caso divide-se o salário pelos meses trabalhados, neste caso apenas um mês.

Boa Sorte